Nortriptilina: para que serve, como usar e malefícios
A nortriptilina é um tipo de medicamento chamado antidepressivo tricíclico (TCA). Ele age aumentando a atividade dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina no cérebro.
A Nortriptilina atua impedindo que a serotonina e a noradrenalina sejam liberadas de serem reabsorvidas de volta às células nervosas do cérebro. Isso ajuda a prolongar seus efeitos e com o tempo isso ajuda a aliviar o humor e aliviar a depressão.
Usos da nortriptilina:
Este medicamento é usado para tratar problemas mentais e de humor, como depressão. Pode melhorar o humor e as sensações de bem-estar, aliviar a ansiedade e a tensão e aumentar seu nível de energia. Este medicamento pertence a uma classe de medicamentos chamados antidepressivos tricíclicos. Funciona afetando o equilíbrio de certas substâncias químicas naturais (neurotransmissores) no cérebro.
Como usar a nortriptilina:
Leia a bula fornecido pelo seu farmacêutico antes de tomar Nortriptilina e cada vez que receber um reabastecimento. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Tome este medicamento por via oral, geralmente 1 a 4 vezes ao dia ou conforme indicado pelo seu médico. Se estiver usando a forma líquida, meça a dose cuidadosamente usando um dispositivo de medição especial ou colher. Não use uma colher doméstica porque você pode não conseguir a dose correta.
A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta ao tratamento. Para reduzir o risco de efeitos colaterais (como boca seca, tontura), seu médico pode recomendar iniciar a medicação com uma dose baixa e aumentar gradualmente sua dose. Siga as instruções do seu médico cuidadosamente.
Tome este medicamento regularmente para conseguir um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias. Não aumente a dose ou use este medicamento com mais frequência ou por mais tempo do que o prescrito. Seu problema não melhorará mais rapidamente e o risco de efeitos colaterais aumentará.
É importante continuar tomando este medicamento mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Alguns problemas podem piorar quando este remédio é subitamente interrompido. Além disso, você pode experimentar sintomas como alterações de humor, dor de cabeça, cansaço e mudança do sono. Para evitar esses sintomas enquanto interrompe o tratamento com este medicamento, seu médico pode reduzir sua dose gradualmente. Consulte seu médico ou farmacêutico para mais detalhes. Relate qualquer sintoma novo ou agravante imediatamente.
Este medicamento pode não funcionar imediatamente. Você pode ver algum benefício dentro de uma semana. No entanto, pode demorar até 4 semanas até sentir o efeito completo.
Informe à seu médico caso o problema persista ou piore.
Malefícios da nortriptilina:
Sonolência, tontura, boca seca, visão embaçada, constipação, ganho de peso ou dificuldade para urinar podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente
Para reduzir o risco de tontura e enjoos, levante-se lentamente quando estiver sentado ou deitado. Para aliviar a boca seca, chupe pedaços de gelo, beba água, ou use um substituto de saliva.
Para prevenir a constipação, mantenha uma dieta adequada em fibras, beba bastante água e faça exercícios. Caso tenha constipado durante o uso deste medicamento, consulte o seu farmacêutico para conseguir ajuda na seleção de um laxante.
Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.
Informe imediatamente à seu médico caso ocorra algum dos seguintes sintomas: tremores, expressões faciais semelhantes a máscaras, espasmos musculares, dores, diminuição do desejo sexual, mamas aumentadas ou doloridas.
Este medicamento pode aumentar a serotonina e raramente causa um problema muito sério chamado síndrome de serotonina e toxicidade. O risco aumenta caso também esteja tomando outros medicamentos que aumentam a serotonina, então informe à seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que esteja tomando. Procure ajuda médica imediatamente caso desenvolva alguns dos seguintes sintomas: batimento cardíaco acelerado, alucinações, perda de coordenação, tontura grave, náusea, vômito, diarreia intensas, contração dos músculos, febre inexplicável e agitação incomuns.
Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários muito graves, incluindo: tonturas graves, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, desmaios, convulsões, dor, inchaço, vermelhidão nos olhos, pupilas alargadas e alterações na visão.
Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure assistência médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se notar outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.
Precauções:
Antes de tomar Nortriptilina, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico; ou a outros antidepressivos tricíclicos (como a amitriptilina); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: problemas respiratórios, problemas no fígado, ataque cardíaco recente, problemas de urinar (como devido à hiperplasia prostática), tireoide hiperativa (hipertireoidismo), história pessoal ou familiar de glaucoma (tipo de fechamento de ângulo), história pessoal ou familiar de condições mentais/de humor (como transtorno bipolar, psicose), histórico familiar de suicídio, convulsões, condições que podem aumentar o risco de convulsões (como outras doenças cerebrais, abstinência alcoólica) .
A Nortriptilina pode causar um problema que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos ou irregulares sérios (raramente fatais) e outros sintomas (como tonturas graves, desmaios) que necessitam de atenção médica imediatamente.
O risco de prolongamento do intervalo QT pode aumentar caso tenha certos problemas médicos ou estiver tomando outros medicamentos que possam causar prolongamento do intervalo QT. Antes de usar Nortriptilina, informe à seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que estiver tomando e se tem algum dos seguintes problemas: problemas cardíacos (insuficiência cardíaca, batimento cardíaco lento e prolongamento QT no ECG) e histórico familiar de certos problemas cardíacos.
Os baixos níveis de potássio ou magnésio no sangue também podem aumentar o risco de prolongamento do intervalo QT. Este risco pode aumentar caso use certos medicamentos (como diuréticos) ou se tiver problemas como sudorese grave, diarreia ou vômitos. Converse com seu médico sobre o uso seguro da Nortriptilina.
Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento ou embaçar sua visão. Álcool ou maconha também podem deixá-lo mais tonto ou sonolento. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até que possa executar com segurança. Limite o consumo de bebidas alcoólicas.
Interações:
As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo remédios prescrito, sem receita médicas e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.
Alguns produtos que podem interagir com este remédio incluem: arbutamina, anticoagulantes (como a varfarina), dissulfiramo, suplementos da tireoide, remédios anticolinérgicas (como benzotropina, alcaloides da beladona), certos medicamentos para a hipertensão (remédios que funcionam no cérebro como clonidina, guanabenz, reserpina).
Tomar inibidores da monoamina oxidase com este medicamento pode causar uma interação medicamentosa grave (possivelmente fatal). Evite tomar inibidores durante o tratamento com esta medicação. A maioria dos inibidores também não deve ser tomada por duas semanas antes e após o tratamento com esta medicação. Pergunte ao seu médico quando iniciar ou parar de tomar este medicamento.
O risco de síndrome de serotonina e toxicidade aumenta caso também estiver tomando outros medicamentos que aumentam a serotonina. O risco de síndrome serotoninérgica e toxicidade pode ser mais provável quando você inicia ou aumenta a dose desses medicamentos.
Outros medicamentos podem afetar a remoção da Nortriptilina do seu corpo, afetando, portanto, o funcionamento da Nortriptilina. Esses remédios incluem cimetidina, terbinafina e remédios para tratar a frequência cardíaca irregular (como a quinidina, propafenona e flecainida). Essa não é uma lista completa.
Muitos remédios além da Nortriptilina podem afetar o ritmo cardíaco, incluindo amiodarona, cisaprida, dofetilida, pimozida, procainamida, quinidina, sotalol, antibióticos macrolídeos, entre outros. Portanto, antes de usar Nortriptilina, relate todos os medicamentos que esteja usando no momento para o seu médico ou farmacêutico.
Informe à seu médico ou farmacêutico caso esteja tomando outros produtos que causam sonolência, incluindo álcool, maconha, anti-histamínicos (como cetirizina e difenidramina) e remédios para dormir ou ansiedade (como alprazolam, diazepam e zolpidem).
Verifique os rótulos de todos os seus medicamentos (como alergia ou produtos para tosse e resfriado), pois podem conter descongestionantes ou ingredientes que causam sonolência. Pergunte ao seu farmacêutico sobre o uso desses produtos com segurança.
A Nortriptilina é muito semelhante à amitriptilina. Não use medicamentos contendo amitriptilina enquanto estiver usando Nortriptilina.
Overdose:
Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: sonolência extrema, alucinações, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, desmaios, respiração lenta ou convulsões.
Notas:
Não compartilhe este medicamento com os outros.
Laboratório e/ou exames médicos podem ser realizados de tempos em tempos para monitorar seu progresso ou checar os efeitos colaterais. Mantenha todos os compromissos médicos. Consulte o seu médico para mais detalhes.
Dose perdida:
Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.
Armazenamento:
Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.