A nogueira possui ricas propriedades presentes em suas folhas, caule e frutos que combatem diversas doenças. Ela é uma árvore nativa da Europa e da Ásia, pertence à família Juglandaceae. Também conhecida como nogueira do Ceilão e da Índia, pode chegar a atingir 25 metros de altura.
Além disso, a sua casca possui uma cor acinzentada, suas folhas são verde-claras de um longo pecíolo. Em suas folhas podemos retirar um óleo aromático. Esta planta possui flores em amentos e seus frutos são conhecidos como nozes ou amêndoas.
Ela é uma bela árvore, que geralmente é bem alta. A madeira desta árvore é de ótima qualidade, fazendo com que seja muito utilizada para fabricar móveis. Mas a nogueira tem outras utilidades além da sua madeira, podemos utilizar suas folhas, talos e casca para tratamentos medicinais.
Quais são as propriedades da nogueira?
Essa fruta possui ricas propriedades medicinais entre quais se destacam as suas ações: adstringentes, antissépticas, cicatrizantes, tonificantes, vermífugas e hipoglicemiantes. Além disso, a infusão das folhas da árvore faz baixar as taxas de açúcar na urina, é usado nos intervalos do tratamento de insulina nos diabéticos.N
No entanto, a infusão de suas folhas pode ser usada externamente para o tratamento de afecções genitais em mulheres.
Benefícios da nogueira para saúde:
1. Combate a Fadiga:
Além disso, os frutos dessa árvore atuam no combate ao cansaço físico e mental, combatendo problemas como fadiga crônica e até mesmo depressão.
2. Ótimo para a pele:
Consumir a nogueira ajuda a pele a parecer mais jovem e saudável devido ao poderoso antioxidante, a vitamina E. Você também pode usar óleo para proteção contra a pele seca. Quem não quer uma pele mais jovem, saudável e com aparência mais flexível?
3. Combate infecções uterinas:
A infusão das folhas desta árvore apresentam resultados bastante eficazes quanto ao tratamento de infecções uterinas que geralmente causam dores, coceira e/ou corrimento.
4. Diminui o colesterol ruim:
Os frutos desta planta são ricos em óleos essenciais portadores do chamado colesterol bom (HDL). Desse modo, ao ingerir esses frutos, é possível gradativamente diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo (LDL) e aumentar o bom.
5. Combate a transpiração excessiva:
Algumas pessoas sofrem horrores com os desconfortos da transpiração excessiva. Para combater isso, o chá das folhas dessa planta se apresenta como uma excelente alternativa, já que ele contribui para regular a função dos poros e também protege a pele.
6. Ajuda no tratamento de tumores:
Devido às propriedades curativas das folhas, essa planta ajuda também no tratamento de tumores.
7. Auxilia no tratamento de feridas:
Já com relação às folhas da nogueira, um dos principais benefícios oferecidos refere-se ao tratamento de feridas externas, já que ela atua tanto na higienização quanto no tratamento das inflamações.
Como usar a nogueira?
- A Casca: você deve pegar dois pedaços da casca da nogueira e colocar 250 ml de água, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Em seguida deixe esfriar e beba, é recomendado beber de duas a três xícaras do chá por dia.
- Folhas e Talos: você deve colocar duas colheres de sopa de folha seca ou talos de nogueira em um litro de água. Deixe cozinhar durante aproximadamente 10 minutos a partir do momento em que a água começar a ferver. Após isso, retire do fogo e deixe de repouso e abafado por mais 10 minutos. Em seguida coe e beba. O ideal é que beba de duas a três xícaras por dia.
- Fruto: é utilizado na culinária, assado ou em conserva.
Como fazer o chá de nogueira?
Etapas:
- Separe as folhas da árvore, na proporção de duas colheres de sopa da erva para cada litro de água.
- Coloque a água em uma panela, despeje a nogueira e leve ao fogo.
- Depois de alcançar fervura, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
- Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe o chá de nogueira descansar por mais 10 minutos.
- Coe e beba, de duas a três xícaras dele por dia (verifique a dosagem ideal para cada caso com seu médico).
Contraindicações:
Ela é contraindicada para pessoas de estômago sensível a taninos (substância adstringente) que podem provocar mal-estar, enjoo/vômito e reações alérgicas na pele ou nos olhos (sobretudo quando ingerida de forma incorreta).
Vale ressaltar que o consumo dessa planta jamais exclui a necessidade de acompanhamento médico conforme histórico clínico do paciente.
Por mais que a nogueira ofereça benefícios, as consultas regulares, exames médicos, assim como a adoção de melhores hábitos alimentares e da prática de atividade física são essenciais para obter muito mais saúde e qualidade de vida.