A mutamba é rica em propriedades medicinais que favorecem e beneficiam a saúde humana de forma geral, é uma planta muito popular no mundo da medicina alternativa. Seus poderes de cura estão presentes em suas cascas e frutos.
A planta, também conhecida por embira, embireira ou embirú, tem propriedades medicinais ótimas para o organismo. De quebra, ela ainda é usada em diversos tratamentos estéticos. Ela costuma ser usada na fabricação de produtos como xampus, condicionadores e cremes capilares que previnem a queda de cabelo, caspa e seborreia.
Propriedades da mutamba:
Na medicina popular á mutamba é usada para uma diversidade de curas, por suas propriedades adstringentes, depurativas, cicatrizantes, antissépticas, sudoríferas e desobstruentes. Todas essas indicações curativas são de uso empírico, consagradas na medicina popular de diversos países porém, sem confirmação científica ou determinação de parâmetros de segurança para dosagens e forma de uso.
Portanto, como em diversas situações, a opção pelo uso das plantas medicinais é de sua inteira e pessoal escolha e responsabilidade.
Benefícios da mutamba para saúde:
- O consumo do chá dessa planta está associado à diminuição dos sintomas de úlceras, favorecendo a digestão e evitando também episódios de intoxicação.
- As propriedades adstringentes dessa planta ajudam no equilíbrio da flora intestinal, muitas vezes, afetada pela ação de bactérias, vírus ou parasitas que ocasionam a diarreia e a desidratação.
- As substâncias depurativas contidas nessa planta ajudam a desobstruir o fígado e prevenir/tratar problemas de intoxicação.
- As propriedades tônicas e analgésicas dessa planta aliviam as dores provocadas por contusões, favorecendo a recuperação do corpo em menos tempo.
- Outro dos benefícios muito conhecidos com relação à mutamba trata-se do papel que ela desempenha para o tratamento de doenças venéreas como a sífilis.
- As substâncias contidas nessa planta contribuem para limpar as vias respiratórias, promovendo a remoção dos vírus e bactérias causadores dessas doenças.
- Um dos usos mais conhecidos dessa planta trata-se do efeito positivo que ela promove nos cabelos, atuando na eliminação da caspa.
Como fazer o chá de mutamba:
INGREDIENTES:
- 2 colheres (de sopa) de casca de mutamba;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Misture a água com a casca de matumba em uma panela e leve ao fogo baixo.
- A partir do momento que a água entrar em ebulição, deixe os ingredientes cozinhando por mais 10 minutos.
- Quando esse tempo passar, desligue o fogo e abafe a bebida por mais outros 10 minutos. Coe o chá antes de consumir.
Contraindicações:
Ainda que essa planta forneça diversos benefícios para o organismo, ela não é indicada nos seguintes casos:
- Gravidez suspeita ou confirmada;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Crianças menores de 2 anos;
- Pessoas que sofrem de problemas renais;
- Pessoas predispostas a reações alérgicas mediante consumo de plantas.
Obs: Indivíduos que sofrem de outros tipos de doença ou fazem uso de medicamentos deverão obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo de mutamba.