Mulungu auxilia no combate ao tabagismo: veja os benefícios da planta
O mulungu possui importantes propriedades para saúde do organismo humano de forma geral, é uma planta medicinal também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando o indivíduo mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias.
Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser utilizadas. As cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de mulungu. Esta planta pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura
Propriedades do mulungu:
As propriedades da planta incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.
Benefícios do mulungu para saúde:
- Por possuir propriedades calmantes, o chá da planta serve como remédio caseiro para pessoas que sofrem com esses tipos de problemas. Pesquisas realizadas com ratos já mostraram que extratos da planta podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade.
- Além disso, auxilia no combate ao tabagismo graças a erisodina, uma substância alcaloide encontrada na casca da planta, que possui uma ação de bloqueio aos receptores da nicotina.
- Pode contribuir para regular o ritmo cardíaco e trazer efeito de diminuição da pressão arterial.
- A planta possui ação hepatoprotetora, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado.
- Além disso, possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, sendo utilizada como ajudante no tratamento de problemas como histeria, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão e distúrbio de sono.
- Por possuir propriedades diuréticas, o chá da planta combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina.
- Além disso, os seus antioxidantes auxiliam a tonificar e fortalecer os órgãos do corpo, o que inclui o próprio fígado. Isso significa que o chá da planta pode ser útil para pessoas que sofrem com problemas hepáticos.
Receita do chá de mulungu:
INGREDIENTES:
- 4 g de cascas de mulungu;
- 1 xícara de água fervente.
MODO DE PREPARO:
- Adicione as cascas da planta em um recipiente com uma xícara de água fervente;
- Deixe ferver durante três minutos. Após, tomar o chá ainda morno, três vezes ao dia.
Atenção à Contraindicação: Este não deve ser consumido mais de três dias seguidos, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.
Cuidados com o consumo do mulungu:
O mais recomendado é que você procure um fitoterapeuta ou curandeiro que tenha profundo conhecimento do uso desta planta. Além disso, uma das principais, e mais perigosas ações do mulungu (rico em erythrinina) é paralisar a musculatura. Além disso, é com esse efeito, bem dosado, que essa planta trata pressão alta, taquicardia, agitação.
Malefícios e contraindicações:
Os efeitos colaterais da planta incluem sedação, sonolência e paralisias musculares. Além disso, ele está contraindicado para indivíduos que usam medicamentos anti-hipertensivos.