O morangueiro silvestre pode ser também encontrado pelos nomes de moranga ou fragária. Trata-se de um morangueiro que dá morangos diferentes do morango comum.
As folhas são mais dentadas e pequenas do que as do morangueiro tradicional, que fornece o morango que estamos acostumados a comprar. Além disso, também conhecido ainda pelos nomes populares de morangueiro bravo, frutilha, fragola comune, fraise, fresa, entre outros, o morangueiro silvestre é uma planta medicinal repleta de benefícios à saúde.
O que é morangueiro silvestre?
Uma planta medicinal com nome científico de Fragaria vesca, também conhecida como moranga ou fragária. Além disso, é um tipo de morangueiro diferente do tipo que dá o morango comum, principalmente pelas folhas, que são mais dentadas e pequenas do que as do morangueiro tradicional, que produz o morango que se compra no supermercado.
Propriedades do morangueiro silvestre:
As principais propriedades das folhas são adstringente, analgésica, cicatrizante, diurética, laxante, desintoxicante e tônica para o fígado.
Para que Serve o morangueiro silvestre:
O chá de folhas serve para ajudar em problemas do trato gastrointestinal, diarreia e combater inflamações.
Modo de uso:
Pode ser utilizado para fazer chá com as folhas e raízes, para purê ou suco com as frutas e ainda para fazer cremes ou pomadas.
Chá: colocar 1 colher de chá de folhas secas em 1 xícara de água fervente. Além disso, deve-se beber 3 xícaras por dia desse chá.
Em caso de inflamações da boca, podem ser feitos gargarejos com o chá para diminuir a dor.
Malefícios do morangueiro silvestre:
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir são reações alérgicas, quando aplicado na pele.
Contraindicações:
O consumo de chá está contraindicado em caso de alergia ou diabetes.