A meralgia parestésica é uma condição de queimação e de dor na coxa, é um problema no sistema nervoso periférico e se caracteriza por formigamento, dor ou dormência na parte lateral da coxa.
Essa dor surge quando o nervo cutâneo femoral lateral é esticada. Este nervo fornece informações sensoriais a partir da pele da coxa exterior para o sistema cerebral. Quando esticado, pode causar maior sensibilidade ou sensações anormais.
Geralmente, essa doença resolve espontaneamente ou com modificações de estilo de vida, como usar roupas soltas.
Sintomas da meralgia parestésica:
A Meralgia Parestésica é causada pela pressão sobre o nervo cutâneo femoral lateral como citamos acima. Este nervo traz a informação sensorial de sua coxa para o seu cérebro.
Quando o nervo torna-se comprimido devido ao Inchaço, roupas excessivamente apertada, ou alguma outra condição, a sinalização normal do nervo é impedido, o que pode levar a sensibilidade anormal.
- Inchaço;
- Roupas apertadas;
- Certos tipos de atividade física;
- Ferimento;
- O ganho de peso ou obesidade.
Sintomas da meralgia parestésica:
Alguns sintomas são:
- Estes sintomas comumente ocorrem apenas em um lado do seu corpo e podem intensificar depois de caminhar ou ficar de pé;
- Formigamento e dormência na parte externa (lateral) da coxa;
- Dor em queimação em ou sobre a superfície da parte externa de sua coxa.
Tratamentos:
O primeiro passo é a remoção da compressão. Na maioria dos casos o manejo é feito por tratamento conservador, que proporciona alívio dos sintomas e consiste de:
redução de peso para diminuir circunferência abdominal
- fisioterapia
- acupuntura
- fármacos: analgésicos, anti-inflamatórios não-hormonais, pregabalina (Lyrica);
- uso de roupas folgadas.