Doenças e Tratamentos

Menopausa prematura: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 08/10/2021)
menopausa prematura

A menopausa prematura e causas pois, alguns estudos vêm revelando que a idade da menopausa tem a ver com a história familiar da paciente. De acordo com a médica, a idade que a menopausa ocorre pode não estar relacionada apenas com à época da primeira menstruação, mas sim quando a mãe e as irmãs da paciente entraram em menopausa.

menopausa prematura o que é, causas, sintomas e tratamentos

Em uma fase inicial, o envelhecimento precoce dos ovários pode ser um problema silencioso, que não causa sintomas, pois a mulher pode continuar tendo a menstruação, e sem saber pode estar caminhando para uma menopausa precoce.

O que é menopausa prematura?

Dá-se o nome de menopausa precoce quando o evento acontece antes dos 40 anos de idade devido a algum fator que impeça os seus ovários de funcionarem corretamente. Seus sintomas são os mesmos de uma menopausa comum e acontece, principalmente, quando alguém próximo da família passou pela mesma situação.

A menopausa precoce surge quando a mulher já nasce com uma reserva menor que a esperada de folículos ovarianos agrupamentos de células encontrados no ovário ou quando eles são consumidos de forma muito mais rápida que o normal ao longo da vida. Muitas vezes, as causas não são muito bem definidas, mas podem ser explicadas por anormalidades genéticas, exposição a toxinas ou doenças autoimunes.

Causas da menopausa prematura:

A menopausa antes dos 40 anos de idade é considerada prematura, ou precoce. Uma das causas médicas da menopausa prematura é conhecida como insuficiência ovariana prematura.

Na insuficiência ovariana prematura, os ovários param de funcionar normalmente antes dos 40 anos. As mulheres com insuficiência ovariana prematura ainda podem ocasionalmente ter períodos menstruais, mas geralmente experimentam infertilidade. A insuficiência ovariana prematura geralmente é acompanhada de insuficiência primária de ovário. A insuficiência ovariana precoce geralmente é acompanhada pelos sintomas da menopausa prematura.

Ela também pode ser causada por tratamentos para câncer ou outras condições que envolvem quimioterapia e/ou terapia de radiação para a pélvis. Estes tratamentos podem danificar os ovários e resultar em insuficiência ovárica.

A cirurgia para remover os ovários, quer para condições benignas ou malignas , resulta em menopausa prematura se ambos os ovários forem removidos. A cirurgia para remover o útero resulta na menopausa apenas no sentido de que a hemorragia menstrual não ocorre. Nesse caso, os ovários continuarão a produzir hormônios.

Outras causas infrequentes que podem levar à menopausa prematura incluem drogas , doenças crônicas, tumores hipofisários e hipotalâmicos, distúrbios psiquiátricos e outras condições relativamente raras ou indefinidas.

Sintomas da menopausa prematura:

Os sintomas da menopausa prematura são frequentemente os mesmos que os experimentados por mulheres submetidas à menopausa natural e podem incluir:

Períodos irregulares ou perdidos
Períodos que são mais pesados ​​ou mais claros do que o habitual
Hot flashes (uma sensação repentina de calor que se espalha sobre a parte superior do corpo)

Estes sintomas são um sinal de que os ovários estão produzindo menos estrogênio .

Junto com os sintomas acima, algumas mulheres podem experimentar:

  • Secagem vaginal (a vagina também pode tornar-se mais fina e menos flexível);
  • Irritabilidade da bexiga e piora da perda de controle da bexiga (incontinência);
  • Mudanças emocionais (irritabilidade, mudanças de humor, depressão leve);
  • Pele seca, olhos ou boca;
  • Insônia;
  • Diminuição do desejo sexual.

Tratamentos:

É importante receber o tratamento correto o mais rápido possível.

A menopausa prematura aumenta os riscos de osteoporose e doenças cardíacas na vida média e posterior por causa da perda de estrogênio.

Também causa um risco aumentado de doença de Parkinson. Estes riscos podem ser reduzidos se a terapia com estrogênio for utilizada até a idade da menopausa média – 52.

menopausa prematura

As mulheres devem ter certeza de que esses riscos não se aplicam à TRH usada em mulheres jovens com POI porque a terapia hormonal é simplesmente colocar de volta o que deve ser nesse estágio de suas vidas.

Outra opção é a pílula combinada que também oferece proteção contra perda de densidade óssea.

Para as mulheres que não podem usar HRT (e isso pode ser devido a câncer prévio ou coagulação no sangue), existem outros tratamentos disponíveis, incluindo terapias complementares, mas é necessário um conselho especializado.

Todos os conselhos sobre a criação de um estilo de vida mais saudável em torno da época da menopausa também se aplicam, de modo que inclui mais exercícios, parar de fumar, reduzir o álcool, aumentar as frutas e vegetais e tentar manter a vida sem stress quanto possível.

Sair da versão mobile