O melasma é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
O melasma é mais comum em regiões expostas ao sol, como o rosto, por isso, é muito importante o uso de protetor solar para que o clareamento seja satisfatório e para que não surjam novas lesões.
O que é melasma?
O Melasma, ou cloasma, é um distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele, principalmente nas têmporas e testa, que podem variar em intensidade. São, geralmente, maiores que um centímetro e ocorrem mais frequentemente em mulheres durante mudanças hormonais, como gravidez e menopausa.
As manchas possuem tom acastanhado (marrom), em diferentes intensidades, e forma irregular. Além disso, elas podem aparecer dos dois lados da face, de maneira simétrica.
Causas do melasma:
As manchas que aparecem principalmente na região das maçãs do rosto, da testa e do buço são resultado de uma alteração hormonal, seja pelo uso da pílula ou gravidez, ou pela exposição exagerada ao sol. Além disso, O principal fator desencadeante dessas manchas é a exposição solar excessiva, com frequência exagerada ou em horários impróprios.
Tratamentos caseiros:
- Existem algumas opções naturais, que não substituem o tratamento, mas que podem ajudar a aliviar o melasma. Algumas opções são:
- Aplicar Bepantol derma solução, devido à vitamina B5 e outros princípios ativos da composição, o bepantol pode ajudar a regenerar a pele inflamada e evitar a formação de manchas;
- Usar uma máscara hidratante de pepino com iogurte, que promove a regeneração da pele e auxilia no clareamento. Saiba a receita para fazer em casa uma máscara de pepino com iogurte;
- Tomar chá de aroeira, possui propriedades que inibem a tirosinase da pele, ajudando a clarear manchas na pele. Confira a receita do chá de aroeira para ajudar a clarear manchas na pele;
- Ter uma alimentação rica em tomates, espinafres, beterraba, laranja e castanha do pará, além de outras frutas, legumes e verduras, pois são riscos em componentes que auxiliam na regeneração da pele, como luteína, leucopenos, ácido carboxipirrolidônico, vitamina C, vitamina E e selênio.
- Evitar exposição a fontes de calor, além do sol, como forno da cozinha, carros estacionados, uso de smartphones em excesso, pois contribui para a pigmentação da pele.