Doenças e Tratamentos

Meibomit: o que é, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 05/03/2018 (atualizado em 07/10/2021)
meibomite

meibomite, ou como também é chamada de “cevada interna”, é uma doença oftálmica causada por inflamação das glândulas meibômicas da parte superior e inferior das pálpebras localizadas na espessura das placas cartilaginantes, que se desenvolve devido ao ingresso e posterior desenvolvimento de flora colossal patogênica neles.

O desenvolvimento desta doença é causado pela disfunção das glândulas meibômias, mais frequentemente acompanhado de secreção excessiva e, na maioria dos casos, é observado em pacientes com irritação crônica dos olhos.

meibomite

 

O que é meibomite?

Além disso, meibomite é a inflamação de algumas glândulas que possuímos nas pálpebras e que tem o papel de produzir um tipo de óleo que ajuda a manter a umidade ocular, impedindo o ressecamento das pálpebras e dos olhos.

Quais são os sintomas da meibomite?

O quadro clínico da meibomite aguda é muito semelhante ao da cevada comum. No entanto, o processo patológico é localizado na profundidade da cartilagem, e não da borda do século, como na cevada. Por parte da conjuntiva, às vezes é observada dissecção espontânea.

Em caso de necessidade urgente, também do lado da conjuntiva ao longo do curso das glândulas meibomianas, a abertura cirúrgica é freqüentemente realizada.

Às vezes, em pacientes ao longo da borda da pálpebra inferior, pode aparecer uma espuma peculiar, resultante da batida do excesso de gordura em uma lágrima pelos movimentos intermitentes das pálpebras.

Tratamento de meibomite:

O tratamento desta doença pode ser operacional e conservador. Em casos agudos, indubitavelmente, a observação de um oftalmologista qualificado é indicada. O tratamento da forma aguda de meibomite é geralmente realizado com pomadas oftálmicas de tetraciclina e gotas desinfectantes de albucida a 20%. Além disso, são utilizados calor seco e radiação ultravioleta.

Sair da versão mobile