O marolo possui um aroma perfumado e polpa de sabor forte e doce, essa fruta é nativa do Cerrado brasileiro, sendo encontrada principalmente em campos abertos e pastagens. É bastante comum, por exemplo, no sul do estado de Minas Gerais, em especial na cidade de Paraguaçu.
Também chamado de araticum ou bruto, a fruta pertence à família das anonáceas, da qual fazem parte a fruta-do-conde, a atemoia e a graviola, por exemplo. Pode ser consumido “in natura” ou
na forma de licores, sucos, sorvetes, geleias e diversos tipos de doce.
Além disso, a frutificação do fruto inicia-se em novembro e a maturação acontece entre meados de fevereiro até abril, sendo que o ponto ideal para consumo da fruta é quando seus gomos já ficando amarelados e com textura macia.
Propriedades nutricionais do marolo:
A fruta é considerada fonte de diversos nutrientes, como vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e biotina), equivalentes ou superiores aos encontrados em abacate, banana e goiaba.
Além disso, a quantidade de fibras é similar à da manga, suprindo 16,4% da recomendação diária para um adulto (20 g). O Marolo é ainda boa fonte de vitamina C, com valor similar ao da goiaba vermelha.”
O que é o marolo:
Parecida com uma pinha, porém, de casca mais dura e rugosa, de cor verde e marrom, quando madura, o Marolo (Annona crasiflora Mart.) é uma fruta típica do cerrado brasileiro. Além disso, o fruto pesa de 0,5 kg a 4,5 kg, contendo de 60 a 190 gomos, possuin- do, geralmente, uma semente dentro.
Chamada também de araticum ou cabeça-de-nego, sua polpa varia do branco ao amarelo e vermelho, sendo o último, com sabor e cheiro mais acentuados. Pode ser consumida ao natural e usada também no preparo de sorvetes, doces, geleias, licores, bombons, iogurte ou como ingrediente em receitas com carnes e peixes.
Benefícios do marolo para saúde:
Uma decoção das folhas do marolo é bebida à noite antes de se retirar pelo seu efeito calmante sobre os nervos e efeito sedativo que promove o sono. As folhas do fruto também são usadas para tratar febre e dor de cabeça.
No entanto, quase todas as partes da marolo foram consideradas benéficas para a saúde, incluindo sementes, folhas, cascas, raízes e frutas. Eles foram usados no tratamento de:
- Parasitas intestinais,
- tosse (incluindo asma e bronquite),
- Inflamação,
- diabetes e hipertensão.
Uma infusão das folhas tem algumas qualidades de alívio da dor para mulheres grávidas.
Como usar?
Além do consumo ao natural, são inúmeras as receitas de doces que levam o sabor perfumado e forte de sua polpa, como o pudim e a queijadinha, acrescidas também pelos sabores de outras frutas.
- para Tratar Anemia
- Tratar colite,
- Acalmar espasmos e câimbras,
- verminose;
- Como purgante enérgico;
- Para fraqueza;
- Para desnutrição.