A mama cadela é uma planta arbustiva de pequeno porte, muito comum nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro. Seu nome popular foi dado devido à semelhança entre seu fruto, de coloração alaranjada e aspecto nodoso e a mama de uma cadela. Além disso, a planta pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais e algumas farmácias fitoterápicas.
O que é mama cadela?
A mama é uma planta medicinal típica do cerrado que pode ser utilizada como remédio caseiro para doenças de pele devido às propriedades medicinais que possui. Além disso, o seu nome científico é Brosimum gaudichaudii e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais.
Benefícios da nama cadela para saúde:
As principais propriedades da esta fruta são a sua ação fotossensibilizante, anti-helmíntica e antimicrobiana, que serve para o tratamento de doenças como vitiligo, manchas na pele, úlcera gástrica, resfriado, bronquite, má circulação, dores, inflamações, para purificar o sangue, e em caso de doenças reumáticas, mas sempre sob indicação do médico ou fitoterapeuta.
Modo de uso da mama cadela:
1. Chá:
Etapas:
- Em primeiro lugar, colocar 1 xícara de chá de folhas de ramos picados de mama numa panela.
- Em seguida, cobrir com 1 litro de água fervente.
- Deixar repousar por 24 horas, coar e beber 2 xícaras por dia.
2. Loção:
Etapas:
- Colocar 1 xícara de chá de cascas e raiz de mama picados numa panela
- Em seguida cubra com 1 litro de água fervente.
- Deixar descansar por 24 horas e passar 2 vezes ao dia nas partes afetadas.
Além disso, você pode encontrar essa planta em lojas de chás ou de produtos de plantas. Em alguns mercados também comercializam a planta, além de lojas online.
Malefícios da Mama Cadela:
Os efeitos colaterais da mama são o fotoenvelhecimento e o câncer de pele, quando utilizada em excesso.