Malva branca trata dores de garganta: veja os benefícios da planta
A malva branca é uma planta usada para tratamentos homeopáticos desde a idade média, e muito utilizada de forma medicinal para doenças. Mas na hora de utilizar a erva para fins medicinais é importante tomar muito cuidado para não confundir a espécie com outros tipos de malva que existem. A planta pertence à família das Sterculiaceae e também é conhecida popularmente por douradinha do campo, malva veludo, malda de botica e malva grande.
A malva branca possui os caules ásperos, medindo até 60 centímetros de altura e possui as flores azuis, amarelas ou purpúreas. Toda a parte da planta pode ser usada na medicina alternativa. É uma excelente fonte de vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C, óleo estéreo, mucilagem, flavonoides, carotenos e suas sementes secas possuem 20% de proteínas e 35% de gordura. Veja tudo sobre esta planta:
O que é malva branca?
A malva branca, de nome científico Sida cordifolia L. é uma planta com propriedades medicinais que possui propriedades tônica, adstringente, emoliente e afrodisíaca.
Essa planta cresce em terrenos baldios, em pastagens e até mesmo em solos arenosos, não precisando de muito cuidado.
Suas flores são grandes, com pétalas de coloração amarela ou branca e a região central alaranjada e pode chegar a 1,5 metro de altura. Outros nomes da malva branca são Bala, Kungyi e Country mallow.
Benefícios da malva branca:
Esta planta é boa para infecção urinária, dor de garganta febre, reumatismo, cólicas e ansiedade, melhorar a força sexual.
Além disso, a planta tem efeito depressor do sistema nervoso central, sendo uma boa opção para acalmar. Além disso, Também pode ser usada para diminuir tanto a pressão arterial quanto a freqüência cardíaca, e reduz o açúcar no sangue. Tem ainda efeito analgésico, anti-inflamatório e antioxidante.
Como usar:
Pode ser usada em forma de chá preparado com folhas secas industrializadas.
Para o chá: Colocar 1 colher de chá numa xícara e cobrir com 180 ml de água fervente, tampar com um pires e esperar 3 minutos ou até amornar. Além disso, Tomar devidamente coado até 2 vezes ao dia.
Contraindicações:
Não deve ser usada ao mesmo tempo que medicamentos que contenham cafeína ou junto do café porque a combinação pode colocar a vida da pessoa em risco. Além disso, também não deve ser usada durante a gravidez, amamentação, em caso de hipertensão. Doença cardíaca, alterações da tireoide ou próstata, nem por pessoas que tomam remédio inibidores da MAO, como os antidepressivos
Efeitos colaterais:
Esta planta quando usado em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais como insônia, ansiedade, nervosismo, aumento da pressão sanguínea, perda de memória ou mesmo acidente vascular cerebral.