Plantas medicinais

Malva branca trata dores de garganta: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 23/09/2021)
malva branca

malva branca é uma planta usada para tratamentos homeopáticos desde a idade média, e muito utilizada de forma medicinal para doenças. Mas na hora de utilizar a erva para fins medicinais é importante tomar muito cuidado para não confundir a espécie com outros tipos de malva que existem. A planta pertence à família das Sterculiaceae e também é conhecida popularmente por douradinha do campo, malva veludo, malda de botica e malva grande.

malva branca

A malva branca possui os caules ásperos, medindo até 60 centímetros de altura e possui as flores azuis, amarelas ou purpúreas. Toda a parte da planta pode ser usada na medicina alternativa. É uma excelente fonte de vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C, óleo estéreo, mucilagem, flavonoides, carotenos e suas sementes secas possuem 20% de proteínas e 35% de gordura. Veja tudo sobre esta planta:

O que é malva branca?

A malva branca, de nome científico Sida cordifolia L. é uma planta com propriedades medicinais que possui propriedades tônica, adstringente, emoliente e afrodisíaca.

Essa planta cresce em terrenos baldios, em pastagens e até mesmo em solos arenosos, não precisando de muito cuidado.

Suas flores são grandes, com pétalas de coloração amarela ou branca e a região central alaranjada e pode chegar a 1,5 metro de altura. Outros nomes da malva branca são Bala, Kungyi e Country mallow.

Benefícios da malva branca:

Esta planta é boa para infecção urinária, dor de garganta febre, reumatismo, cólicas e ansiedade, melhorar a força sexual.

Além disso, a planta tem efeito depressor do sistema nervoso central, sendo uma boa opção para acalmar. Além disso, Também pode ser usada para diminuir tanto a pressão arterial quanto a freqüência cardíaca, e reduz o açúcar no sangue. Tem ainda efeito analgésico, anti-inflamatório e antioxidante.

Como usar:

Pode ser usada em forma de chá preparado com folhas secas industrializadas.

Para o chá: Colocar 1 colher de chá numa xícara e cobrir com 180 ml de água fervente, tampar com um pires e esperar 3 minutos ou até amornar. Além disso, Tomar devidamente coado até 2 vezes ao dia.

Contraindicações:

Não deve ser usada ao mesmo tempo que medicamentos que contenham cafeína ou junto do café porque a combinação pode colocar a vida da pessoa em risco. Além disso, também não deve ser usada durante a gravidez, amamentação, em caso de hipertensão. Doença cardíaca, alterações da tireoide ou próstata, nem por pessoas que tomam remédio inibidores da MAO, como os antidepressivos

Efeitos colaterais:

Esta planta quando usado em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais como insônia, ansiedade, nervosismo, aumento da pressão sanguínea, perda de memória ou mesmo acidente vascular cerebral.

Sair da versão mobile