Doenças e Tratamentos

Malária: o que é, sintomas e prevenção

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
malária

A malária é uma doença causada por um parasita, transmitida pela mordida de mosquitos infectados. Além disso, a malária produz ataques recorrentes de calafrios e febre.

Embora a doença seja incomum em climas temperados,  ainda prevalece em países tropicais e subtropicais. Além disso, as  autoridades mundiais de saúde estão tentando reduzir a incidência de malária distribuindo redes de cama para ajudar a proteger as pessoas contra mordidas de mosquitos enquanto dormem.

malária

O que é malária?

A malária é uma doença grave, às vezes fatal, disseminada por mosquitos e causada por um parasita, ela foi um importante risco para a saúde nos EUA até que foi eliminada por vários programas no final da década de 1940. A doença apresenta sintomas gripais que incluem febre alta e calafrios .

Existem 3 aspectos necessários para o ciclo de vida da malária:

  1. O mosquito Anopheles carrega o parasita e é onde o parasita começa seu ciclo de vida.
  2. O parasita ( Plasmodium ) tem subespécies múltiplas, cada uma causando uma severidade diferente dos sintomas e respondendo a diferentes tratamentos.
  3. O parasita primeiro viaja para o fígado de um ser humano para crescer e se multiplicar. Em seguida, viaja na corrente sanguínea e infecta e destrói os glóbulos vermelhos .

Quais são os sintomas?

A infecção por malária geralmente é caracterizada por ataques recorrentes com os seguintes sinais e sintomas:

  • Calafrios moderados a severos;
  • febre alta;
  • Sudorese;

Outros Sinais e Sintomas Podem incluir:

  • Dor de cabeça;
  • Vômito;
  • Diarreia;

Os sinais e sintomas geralmente começam dentro de algumas semanas depois de serem mordidos por um mosquito infectado. No entanto, alguns tipos de parasitas podem ficar dormentes em seu corpo por até um ano.

o que e a malaria

Quais são as causas?

Além disso, a malária é causada por um tipo de parasita microscópico que é transmitido mais comumente por picadas de mosquito.

Ciclo de transmissão de mosquito:

  • Mosquito não infectado: Um mosquito se torna infectado alimentando-se com uma pessoa que sofre por esta doença.
  • Transmissão de parasita: Se você é a próxima pessoa que esta picada de mosquito, pode transmitir parasitas para você.
  • No Fígado: Os parasitas, em seguida, viajam para o seu fígado – onde alguns tipos podem permanecer dormentes durante um ano.
  • Na corrente Sanguínea: Quando os parasitas amadurecem, deixam o fígado e infectam os glóbulos vermelhos. Isto é, quando as pessoas geralmente desenvolvem sintomas.

Além disso, se um mosquito não infectado morde neste momento no ciclo, ele será infectado com seus parasitas e pode espalhá-los para a próxima pessoa que morde.

Outros modos de transmissão:

Como os parasitas que causam malária afetam os glóbulos vermelhos, as pessoas também podem pegar a doença contra exposições ao sangue infectado, incluindo:

  • Da mãe ao feto;
  • Através de transfusões de sangue;
  • Ao compartilhar agulhas usadas para injetar drogas;

Como os médicos diagnosticam a malária?

Os sintomas da malária podem imitar muitas outras doenças, incluindo a gripe ou uma síndrome viral. Portanto, é importante investigar sobre um histórico de viagens recentes para uma área endêmica ou outras exposições possíveis.

O diagnóstico definitivo é feito observando o sangue de um paciente infectado ao microscópio (esfregaço de sangue) e identificando a presença do parasita. O sangue do paciente é preparado sob um slide com uma mancha específica para ajudar a identificar o parasita. Este é o teste mais amplamente realizado e aceito.

Testes rápidos de diagnóstico (testes de antígenos) estão disponíveis, que podem dar o diagnóstico em alguns minutos. Recomenda-se que um teste positivo seja seguido com um exame de esfregaço de sangue.

Como se preveni da malaria?

Em geral, as drogas tomadas para prevenir a malária são os mesmos medicamentos utilizados para tratar a doença. Seu médico precisa saber onde você estará viajando para que ele ou ela possa prescrever o medicamento que funcionará melhor no tipo de parasita.

Ainda não há vacina para o tratamento da malaria:

Os cientistas de todo o mundo estão tentando desenvolver uma vacina segura e eficaz para a malária. No entanto, ainda não existe uma vacina contra esta doença aprovada para uso humano.

Sair da versão mobile