A língua de tucano é uma planta nativa do cerrado e pertencente à família das Apiaceae, possui muitas propriedades benéficas para seu corpo. De nome científico eryngium campestre, a planta era facilmente encontrada no Brasil, mais precisamente na região de São Paulo, mas infelizmente passa por ameaça de extinção em decorrência da urbanização.
Além disso, a planta não apresenta floração, se integrando, portanto, facilmente às plantas de folhagens exuberantes. De fácil manutenção, a planta perene apresenta espinhos nos segmentos laterais das folhas longas.
Se desejar cultivar, é preciso ter solo rico em matéria orgânica fértil, e a língua de tucano deverá ser regada uma vez na semana, permanecendo sob sol pleno ou meia sombra. Além disso, é importante que as folhas secas e velhas sejam removidas ao início do outono.
Utilização da língua de tucano:
A língua de tucano pode ser usada para fins medicinais, mas também é bastante usada em jardins de cunho tropical, árido ou desértico, sendo uma das preferidas para projetos de paisagismo, principalmente no que se refere à utilização de jardins de pedras ou em escritórios, halls, entre outros ambientes. Além disso, pode ser aplicada à decoração com um conjunto de vasos enfileirados ainda, ou externamente na forração sob palmeiras.
O chá feito com a língua de tucano, conhecida popularmente como erva do sapo, ajuda a tratar dores que são causadas pela artrite. Além disso, tem propriedades depurativa, emenagoga e anti-inflamatória, podendo ser usada ainda para tratamento de colesterol alto, ácido úrico e na eliminação da retenção de líquidos.
Dela ainda pode ser feita uma pomada com propriedades cicatrizantes, que são comumente usadas para curar feridas externas.
Funções da língua de tucano:
A língua de tucano, além de ter propriedades medicinais, é bastante usada em diversos projetos de paisagismo, sendo muito cultivada em jardins que seguem estilos tropical, árido ou desértico, contemporâneo, jardim de pedras, halls, escritórios e pórticos, entre outros. Além disso, pode ser usada na decoração em bordadura, conjunto de vasos enfileirados, isolada em ambientes internos e externos e forração sob palmeiras.
Benefícios e propriedades da língua de tucano:
Também conhecida como erva do sapo, contém princípios ativos que podem ajudar no alívio de dores causadas pela artrite, já que possui ação anti-inflamatória.
Ela atua ainda como depurativa, auxiliando na eliminação do excesso de líquido, de ácido úrico e, pode ser usada ainda, para o tratamento do colesterol alto.
Como preparar o chá para artrite:
- 10 g de língua de tucano
- 20 g de dente de leão
- 30 g de camomila
- 500 ml de água
Em um recipiente, coloque as ervas e a água e leve ao fogo até começar a ferver. Além disso, em seguida desligue o fogo e deixe descansar tampado por 10 minutos. Coe e consuma entre duas e três xícaras ao dia.