Limão bravo: Para que serve, benefícios, malefícios e uso
O limão bravo é rico em nutrientes responsáveis por vários benefícios à saúde. De fato, pode apoiar o coração, controle de peso e saúde digestiva. Além disso, a planta conhecida como Limão Bravo é uma espécie vegetal aromática pertencente à família das Monimiaceae Jussieu que pode ser encontrada no sudeste brasileiro.
Também conhecido como limoeiro bravo, limoeiro do mato, cidreira do mato, cidrilha silvestre e negra mina, o limão possui folhas opostas formando cruzes nos ramos, possuindo ainda um limpo amplo, lanceolado-oblongo, agudo ou ainda estreitamente acuminado, com base arredondada e raramente bastante atenuada.
Com cheiro agradável e aromático semelhante ao do limão e da erva cidreira combinados, as folhas de limão bravo possuem um sabor aromático e levemente amargo. A parte utilizada para o preparo dos chás é a folha, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.
Quais os benefícios do limão bravo?
1. Auxilia no ganho de energia:
O limão é um dos poucos alimentos que contém com carga mais negativa, que quando entra no nosso organismo, proporciona mais energia ao nosso corpo.
2. Fortalece o sistema imunológico:
Por ter grande quantidade de Vitamina C, o limão estimula o sistema imunológico, auxiliando no tratamento de resfriados e doenças respiratórias, limpa a pele, promovendo uma aparência saudável, e possui ações anti-inflatórias, sendo essencial para a saúde dos ossos e articulações.
3. Auxilia na perda de peso:
O limão é rico em fibra pectina, que ajuda a moderar os desejos exagerados de comer, assim ajudando a você ter uma refeição controlada comendo nas horas certas.
4. Elimina toxinas:
Por aumentar as vezes que urinamos, o limão auxilia na eliminação mais rápida de toxinas presentes no trato urinário, mantendo-o saudável.
5. Melhora a imunidade:
Apesar de ácido, dentro de nosso organismo, o limão torna-se alcalino, mais do que nosso corpo, e ingeri-lo com frequência ajuda na eliminação total da acidez do organismo, inclusive a presente em nossas articulações, principal causa de dor e inflamação.
6. Melhora a saúde bucal:
Além de proporcionar um hálito mais fresco, o limão também previne inflamações na gengiva e dores de dente.
Como usar o limão bravo?
Para preparar o medicamento natural feito com as folhas de limão bravo, você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa da erva limão bravo
- ½ litro de água.
- Em um recipiente, coloque a água e as colheres de sopa da erva e leve ao fogo.
- Quando a mistura alcançar o ponto de fervura, desligue e tampe, de forma a deixar a mistura descansar abafada por um período de cerca de 10 minutos.
- Passado esse período, coar e consumir quente ou gelada, sem adoçar.
A dose indicada é de duas a três xícaras por dia!
Contraindicações:
Não foram encontradas contraindicações nem alertas e precauções envolvendo o consumo do chá de limão bravo.
Frisamos, no entanto, a importância de entrar em contato com um médico profissional antes de consumir qualquer medicamento, seja este natural ou industrializado.