Levotiroxina: para que serve, como usar e malefícios
A levotiroxina é usada para tratar uma tiroide hipoativa (hipotireoidismo). Ela substitui ou fornece mais hormônio da tireoide, que normalmente é produzido pela glândula tireoide. Os níveis baixos de hormônios tireoidianos podem ocorrer naturalmente ou quando a glândula tireoide é lesionada por radiação/medicamentos ou removida por cirurgia.
Ter hormônio tireoidiano suficiente é importante para manter a atividade mental e física normal. Em crianças, ter uma boa quantidade de hormônio tireoidiano é importante para o desenvolvimento mental e físico normal.
Este medicamento também é usado para tratar outros tipos de distúrbios da tireoide (como certos tipos de bócios e câncer de tireoide). Este medicamento não deve ser usado para tratar a infertilidade, a menos que seja causado por baixos níveis de hormônios tireoidianos.
Como usar o levotiroxina:
Leia a bula disponibilizada pelo seu farmacêutico, antes de tomar Levotiroxina e cada vez que receber uma nova remessa. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia com o estômago vazio, 30 minutos a 1 hora antes do café da manhã. Tome este medicamento com um copo cheio de água, a menos que o seu médico lhe recomende contrário.
Caso esteja tomando esse medicamento em forma de cápsula, engula inteiro. Não parta, esmague ou mastigue. As pessoas que não conseguem engolir a cápsula inteira (como lactentes ou crianças pequenas) devem usar o medicamento em forma de comprimido.
Para bebês ou crianças que não podem engolir comprimidos inteiros, esmague o comprimido e misture 1 a 2 colheres de chá (5 a 10 mililitros) de água e dê usando uma colher ou conta-gotas imediatamente. Não prepare esse suprimento com antecedência ou misture o comprimido na fórmula infantil de soja. Consulte o seu farmacêutico para mais informações.
A dosagem é baseada em sua idade, peso, problema médico, resultados de exames laboratoriais e resposta ao tratamento. Use este medicamento regularmente para conseguir extrair um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias.
Não pare de tomar este medicamento sem primeiro consultar o seu médico. O tratamento de substituição da tiroide é geralmente usado por toda a vida. Existem diferentes marcas de Levotiroxina disponíveis. Não mude de marca sem consultar primeiro o seu médico ou farmacêutico.
Certos medicamentos (tais como colestiramina, colestipol, colesevelam, antiácidos, sucralfato, simeticone, suplementos de cálcio, entre outros) podem diminuir a quantidade de hormônio da tiroide que é absorvida pelo seu corpo. Caso esteja tomando algum destes medicamentos, intervale deste medicamento por pelo menos 4 horas.
Os sintomas dos baixos níveis hormonais da tireoide incluem cansaço, dores musculares, constipação, pele seca, ganho de peso, batimento cardíaco lento ou sensibilidade ao frio. Informe à seu médico caso o problema piore ou persista após várias semanas tomando esse medicamento.
Dose perdida:
Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose, a menos que o seu médico lhe diga o que fazer.
Ligue para o seu médico caso perca duas ou mais doses seguidas. Pergunte ao seu médico com antecedência o que fazer com uma dose esquecida e siga as instruções específicas dele.
Armazenamento:
Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não guarde no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação. Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.
Interações:
As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis.
Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico ou farmacêutico.
Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação deles. Alguns produtos que podem interagir com este medicamento incluem: anticoagulantes (como a varfarina), digoxina e oxihidróxido sucroférrico.
Precauções sobre o levotiroxina:
Antes de tomar Levotiroxina, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico; ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: aumento dos hormônios da tireoide (tireotoxicose), diminuição da função da glândula adrenal, doença cardíaca (como doença arterial coronariana, batimentos cardíacos irregulares), hipertensão arterial e diabetes.
Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).
As crianças podem ser mais sensíveis a certos efeitos colaterais deste remédio, especialmente dor de cabeça, alterações na visão e dor no quadril ou perna. Os níveis elevados de hormônio tireoidiano podem levar à diminuição do desenvolvimento e crescimento ósseo e à redução da altura adulta total. Mantenha todas as consultas médicas e laboratoriais para que o médico possa monitorar o tratamento.
Os adultos mais velhos também podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais deste remédio, especialmente batimento cardíaco rápido ou irregular. A informação atual mostra que este remédio pode ser usado durante a gravidez. Informe à seu médico caso esteja grávida porque a dose pode precisar ser ajustada.
Levotiroxina passa para o leite materno, mas é improvável que prejudique um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Malefícios da levotiroxina:
Perda de cabelo pode ocorrer durante os primeiros meses de tratamento. Este efeito é geralmente temporário quando o seu corpo se ajusta a este medicamento. Caso este efeito persista ou piore, informe à seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.
Contudo, informe imediatamente à seu médico caso ocorra algum destes efeitos improváveis, mas graves, dos níveis elevados de hormônio da tiroide: sensibilidade ao calor, alterações mentais e do humor (como nervosismo), cansaço, diarreia, tremores, falta de ar, dor óssea e ossos facilmente quebrados.
Procure ajuda médica imediatamente caso algum destes efeitos raros, mas sérios, de altos níveis de hormônio tireoidiano ocorram: dor no peito, batimento cardíaco acelerado ou irregular, inchaço das mãos, tornozelos e pés, também convulsões.
Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.
Overdose:
Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: batimentos cardíacos acelerados ou irregulares, perda de consciência, confusão e convulsões.
Notas:
Não compartilhe este medicamento com os outros. Laboratório e/ou exames médicos (como exames de função tireoidiana) devem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou verificar se há efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.