O kino, também conhecido como kiwano, pepino “chifrudo” africano, melão “chifrudo” africano ou melão gelatina (jelly melon), é originário do continente africano, sendo cultivado também nos Estados Unidos, Israel e, mais recentemente, na Europa.
Além disso, em nosso país, o cultivo da fruta ainda é pequeno, motivo pelo qual a fruta ainda é pouco conhecida. Portanto, a cada dia pipocam novas frutas, novos alimentos e novos ativos que prometem ajuda no quesito “emagrecimento”, o que acho ótimo, porque, ao menos, dá pra ver que os cientistas e estudiosos estão “se mexendo” para encontrar soluções para a obesidade.
O que é o kino?
O kino, maduro, tem casca amarela e sabor estranho – dizem os que já o provaram que lembra algo entre pepino, kiwi e banana e se acentua no sabor banana quando é colhido maduro.
Esta é uma planta nativa do deserto do Kalahari, na África Austral (Angola, Botswana, Namíbia e África do Sul). Além disso, ele lembra um pequeno melão oval, com casca rugosa e espinhada, polpa gelatinosa, amarelo esverdeada e sementes esbranquiçadas (lembram as do pepino).
Por dentro, quando aberto, lembra um maracujá ou romã, e a sua polpa é consumida crua, fresca. Seu consumo é preferencialmente como sobremesa mas, nada impede de que seja usada para compor pratos cozidos ou assados.
Além disso, o kino colhido em estado selvagem é muito amargo pois contêm cucurbitacinas – tem toxicidade para os mamíferos, causa vômitos, cólicas e diarreias – mas, as variedades cultivadas não são tóxicas nem amargas.
Esta é uma fruta que estraga na geladeira mas, se a temperatura ambiente está entre os 20º e os 24º C, ela permanece boa, na fruteira, durante meses.
Quais são as propriedades do kino?
O kino é rico em vitamina A e vitamina C, em fibras, potássio, ferro e cálcio e possui poucas calorias (aproximadamente 25 em uma porção de cem gramas).
Os benefícios proporcionados pela fruta são muitos, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, o auxílio no processo de emagrecimento e no equilíbrio da flora intestinal.
Além disso, ele é considerado refrescante, digestivo e um isotônico natural, por possuir baixos teores de sódio e altos teores de potássio. Pela quantidade considerável de fibras que ele contém, a fruta proporciona uma maior sensação de saciedade e possui efeito laxante, auxiliando na perda de peso. (Remédio-Caseiro)
Benefícios do kino para a saúde:
1. Para digestão:
O alto teor de fibra no kino torna uma ótima ajuda digestiva, pois ela ajuda a estimular movimento peristáltico e limpar o trato gastrointestinal, mantendo seus movimentos intestinais regulares e prevenindo as cólicas, constipação, inchaço, assim como as condições mais graves, como: úlceras gástricas e também câncer de cólon.
2. Combate o envelhecimento:
Entre vitamina A, vitamina C, antioxidantes naturais e compostos orgânicos abundantes, o kino é maravilhoso para ficar jovens, tanto dentro como fora.
Além disso, ele protege a integridade da pele e reduzir manchas senis e rugas, além de diminuir o aparecimento de cicatrizes e manchas. No entanto, estes mesmos nutrientes são importantes para manter o interior do corpo mais jovens, impedindo o aparecimento de doenças crônicas através da intensa atividade antioxidante.
3. Melhora a função cognitiva:
Embora muitos nutrientes possam afetar positivamente o cérebro, a vitamina E está ligada especificamente ao retardação e aparecimento do mal de Alzheimer e demência. Portanto, os altos níveis de tocoferol presente no kino torna-o um ideal para jovens e velhos que querem manter sua mentalidade em dia.
4. Rica fonte de antioxidante:
Estudos realizados mostraram que o kino possui uma alta concentração de alfa-tocoferol, um potente antioxidante da vitamina E. Ele é importante para a saúde dos nervos e vasos sanguíneos, como também procura e neutraliza radicais livres.
Receita com kino:
Como fazer o suco de kino, limão e hortelã?
Ingredientes:
– 1 Kino;
– Suco de 2 limões;
– 400ml de água gelada;
– Folhas de hortelã;
– açúcar a gosto;
– Gelo a gosto;
Modo de preparo:
- No liquidificador bata a polpa do kino, o suco de limão, a água gelada, folhas de hortelã e açúcar.
- Passe pela peneira e sirva com gelo.