A kalanchoe é uma planta com muitos nutrientes e benefícios que auxiliam na saúde geral do corpo, combatendo e prevenindo várias doenças. Esta planta medicinal pertence à família Crassulaceae nativa de Madagascar e da Índia, que faz parte da medicina tradicional ou Ayurveda, também cresce em outros lugares com climas quentes e temperados. Nas áreas da América Central e do Sul também é usado por suas qualidades de cura.
As substâncias de cura fornecida pela planta residem na folha da fortuna e seu suco medicinalmente potente. Esta planta mata as bactérias, vírus e fungos, tornando-se um adversário formidável para muitas fontes de doenças. O suco efetivamente alivia a dor, suprime a tosse, relaxa os músculos e reduz a inflamação. Estudos comprovam sua reputação como um agente útil para lidar com úlceras estomacais.
Para que serve a kalanchoe:
Kalanchoes são usadas como um remédio caseiro muito eficaz para lidar com vários problemas de saúde. Estas plantas possuem grande variedade de elementos. Elas são usadas para tratar inflamações. Além disso, essas plantas vão ajudar a remover o tecido morto da ferida e ajudar no processo de cura.
Estas plantas contêm, vitamina C, micro e macro elementos, tais como, alumínio, magnésio, ferro, cálcio, silício, manganês e cobre. As folha da fortuna contêm ácidos orgânicos, tais como, ácido málico, ácido cítrico, ácido acético e ácido oxálico.
Benefícios da kalanchoe:
Os benefícios advindos pelo consumo da folha da fortuna são muitos, entre eles estão o alívio de coqueluche, bronquite, asma e diversas infecções do trato respiratório; uso externo para tratamento de queimaduras, dermatoses, contusões, cortes, dermatites e furúnculos; acnes, espinhas, calos e catapora; coceiras sem motivo aparente; azia, gastrite, úlcera e desconfortos estomacais ou abdominais; dores de cabeça e enxaqueca; disenteria e diarreia; cólicas e distúrbios menstruais; equilibrar o diabetes; eliminar ou reduzir cálculos renais; inflamações em geral; febre; hematomas internos e ossos quebrados; epilepsia; dores de dente e de ouvido; infecções oculares e conjuntivite; flatulência e gases; distúrbios linfáticos; artrite; linfomas; uretrites; insuficiência renal ou pedra nos rins; prisão de ventre; pé de atleta; tosses intermitentes; tuberculose, gripes e resfriados; nervosismo, ansiedade e depressão; nefrites; náuseas e muitas outras indicações.
Modo de usar a Kalanchoe:
O suco da Kalanchoe pode ser aplicado diretamente sobre infecções de pele e também para dores de ouvido. Uma xícara de chá pode ser tomado duas vezes por dia para tratar uma variedade de condições dolorosas e também para aliviar infecções respiratórias, tosses e febres. Evite o uso durante a gravidez.
Malefícios:
Por ser considerada uma estimulante uterina, o consumo da planta folha da fortuna é contraindicado para mulheres em fase de gestação e lactação, prevenindo-se de colocar o feto ou bebê já nascido em qualquer tipo de risco.