Jucá faz bem para o sono: veja os benefícios da planta
O jucá de nome cientifico ceasalpinia ferrea e exótica originária do Brasil, é bastante benéfica para saúde. Ele contém folhas compostas, flores amareladas e frutos pretos avermelhados. O chá composto com sua casca pode ser utilizado em diversos fins medicinais.
O chá é bastante usado em regiões do Sudeste e no litoral do Nordeste do Brasil. Sua árvore é de grande porte e nativa da Mata Atlântica. É considerada como o ébano brasileiro, devido a sua madeira ser muito dura, por isso encontram-se apelidos como pau ferro.
Para que serve:
Ele serve para o tratamento de diabetes, gengivite, infecções bronco-pulmonares, amígdalas, infecções gastrointestinais, gota, sífilis, hemorragias, reumatismo, disenteria, asma, cólica intestinal, tosse com catarro e hemorroidas.
Quais os benefícios do jucá?
Ele possui propriedades tais como adstringente, antidiarreica, antioxidante, cicatrizante, sedativa, tônica, anti-inflamatória, anti-séptica, expectorante e afrodisíaca.
Pesquisas realizadas, comprovam as propriedades da planta e suas propriedades antissépticas, anti-pigmentação, antienvelhecimento e antioxidantes.
1. Melhora a vida sexual:
Está precisando melhorar a vida íntima como o marido ou a esposa? Ele pode contribuir neste sentido graças ao fato de que propriedades afrodisíacas, ou seja, que estimulam o desejo sexual, também foram atribuídas a ele.
2. Possui propriedades adstringentes:
Também vale a pena consultar o médico para se certificar de que a planta medicinal realmente pode contribuir com a vida sexual.
A erva apresenta propriedades adstringentes, antidiarreicas, cicatrizantes, sedativas, tônicas, anti-inflamatórias, afrodisíacas, antissépticas e expectorantes.
3. Jucá melhora o sono:
Se a planta medicinal possui propriedades sedativas, podemos concluir que ela pode auxiliar as pessoas que sofrem com dificuldades para dormir, certo? No entanto, se você sofre com o problema, converse com o seu médico antes de utilizá-lo.
4. Jucá ajuda a tratar contusões:
Graças às propriedades anti-inflamatórias desta planta, ela é bastante utilizada para tratar lesões musculares, aliviando dores e inchaços.
Modo de usar:
O pó de sua casca é usado como chá pela medicina popular, na região norte para alívio de problemas no fígado ou no estômago.
O extrato da casca, industrializado, é utilizado pela indústria farmacêutica e entra na composição de diversas marcas de sabonete íntimo.
Seu uso pode ser feito com o chá das folhas, com o cozimento e infusão de suas cascas ou em pó, vendido em lojas de produtos naturais.
Chá com as folhas de jucá: Usar 2 colheres de chá de folhas secas de Jucá para um 1 litro de água. Cozinhar as folhas por 10 minutos, coar e tomar.
Bebida com o pó de Jucá: Usar 1 colher de chá do pó de Jucá encontrados em lojas de produtos naturais num 1 copo de água, suco ou leite. Misturar o pó na bebida de preferência e beber.
Malefícios:
Os efeitos colaterais não foram encontrados na literatura consultada. Porém nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso
Embora ele consista em um medicamento 100% natural, ele não é recomendada para:
- Gestantes;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Mulheres que estejam no período menstrual (já que esta planta inibe o fluxo, prejudicando o ciclo natural do organismo).