Jenipapo de cavalo Combate Bronquite e asma: veja os benefícios planta
O jenipapo de cavalo possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo, os benefícios ainda são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Fruto de uma árvore chamada jenipapeiro, o jenipapo de cavalo pode ser encontrado na América do Sul e na América Central.
Ele é consumido em sua forma natural, porém, também é utilizado para produzir licores, xaropes, compotas, doces, suco e vinho. Além disso, no Brasil é possível encontrar o fruto do Norte ao Sudeste do país.
Benefícios do jenipapo de cavalo:
Composto por nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C, fibras, proteínas e fósforo e com 113 calorias a cada porção de 100 g. Além disso, é de se esperar que o alimento traga vantagens à saúde do organismo humano. Além disso, veja outros benefícios:
- Combate Bronquite e asma;
- Previne a Anemia;
- Melhora o Apetite;
- Auxilia na Boa Digestão;
- É Afrodisíaco;
- Controla as Plaquetas do Sangue
- Trata a Diarreia;
- Melhora a Circulação Sanguínea.
Usos do jenipapo de cavalo:
Raiz: Aplicada como purgante, a raiz é indicada para combater problemas como a catarata.Além disso, a partir da utilização do líquido branco que pode ser extraído da raiz. O chá dessa parte da planta também é recomendado como purgativo.
Casca: Dotada de tanino, a casca do jenipapo de cavalo é empregada em curtumes, como forma de tratar couros. Entretanto, o revestimento dessa planta é também considerado um importante composto diurético no combate à úlceras, anemias, entre outras complicações.
Polpa: Com cheiro forte e bastante ácida, a polpa do jenipapo de cavalo. Além disso,é bastante utilizada como sucos, doces, compotas, xaropes, bebida refrigerante e licor.
Suco: O suco do jenipapo de cavalo, por sua vez, é eficaz no controle das plaquetas do sangue em pacientes que realizam tratamentos de quimioterapia/radioterapia.
Nesses casos, recomenda-se tomar dois copos do líquido por dia (suco deve ser passado no liquidificador e em seguida coado). Além disso, vale ressaltar ainda que o suco é considerado um excelente componente diurético e bastante recomendado no combate a transtornos no estômago.
Pode ser um poderoso aliado no combate da bronquite, sendo até usado em xaropes para essa condição. Além disso, se você sofre com bronquite, prepare um xarope com esta receita:
Receita de chá de jenipapo de cavalo:
INGREDIENTES:
- 3 jenipapo de cavalo (cortados em pedacinhos).
- 1 limão galego com casca (em pedacinhos).
- 2 litros de água.
- Mel.
MODO DE PREPARO:
- Coloque as frutas e a água em uma panela e cozinhe durante 40 minutos.
- Em seguida, desligue o fogo, deixe esfriar e junte o Mel.
- Reserve o xarope em um vidro esterilizado e tampado.
Para adultos, a dose indicada é de uma colher de sopa 2 – 3 vezes por dia. - No caso das crianças, a dose recomendada é de uma colher de chá 2 – 3 vezes por dia.
- Este tratamento deve ser recomendado e acompanhado por um médico!
Contraindicações:
Não há registros de contraindicações ou efeitos colaterais quanto ao consumo dessa fruta, desde que este consumo não seja feito de forma exagerada.