Janaúba é bom para imunidade: veja os benefícios da planta
A janaúba é uma planta medicinal da família Appcynacea, seu nome científico é Himathantus drasticus. É uma planta nativa do Brasil e pode ser encontrada especificamente no estado da Bahia.
Ela é conhecida pelos nomes populares de janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo e raivosa. Suas folhas são da cor verde e elas têm como características serem largas. Suas propriedades medicinais ajudam a curar furúnculos e possui ações cicatrizantes.
O que é janaúba:
A janaúba é uma planta medicinal conhecida também como janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo e raivosa. Além disso, ela possui folhas verdes largas, flores alvas e produz látex com propriedades cicatrizante e germicida.
Benefícios da janaúba para saúde:
Esta planta serve para auxiliar no em tratamentos do sistema digestivo como úlcera gástrica e gastrite, febre, vermes intestinais, luxações, furúnculos, herpes, feridas e artrite e apesar de não estar cientificamente comprovado,
Além disso, a população acredita que a janaúba também possa ser utilizada contra a aids e alguns tipos de câncer como câncer de pulmão e câncer linfático. Além de:
- Diminuir a febre;
- Tratar úlcera gástricas;
- Auxiliar no tratamento de gastrite;
- Combater infecções intestinais por vermes;
- Tratar furúnculo;
- Aliviar os sintomas da luxação;
- Acelera o processo de cicatrização de feridas;
- Fortalece o sistema imune;
Como usar?
A parte utilizada desta planta é o látex que é extraído do tronco da planta. O látex diluído em água resulta em leite desta planta que pode ser utilizado via oral, em compressas ou duchas para tratamentos na cavidade vaginal ou anal.
Leite de janaúba: Diluir o látex em água para obter leite desta planta. Portanto, depois, usar 18 gotas de leite para um litro de água fria e diluir. Recomenda-se tomar duas colheres de sopa após o café, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar.
Quais são os Malefícios da janaúba?
Além disso, esta planta só deve ser utilizada sob orientação medica pois quando utilizada em doses superiores a 36 gotas do seu extrato pode ser tóxica para o fígado.