A ipeca é uma planta com propriedades medicinais, saiba como aproveitar seus benefícios. A ipeca é uma maravilhosa erva medicinal reconhecida em todo o mundo não só na medicina homeopática (homeopatia) como também pelo seu famoso xarope, sendo que é também designada por Ipecacuanha que significa “planta de doente de estrada”.
Trata-se de uma planta que pode atingir os 30 cm de altura com apenas 2 anos e meio de idade. É originária de regiões úmidas, sobretudo das florestas tropicais da América, com especial destaque no Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia, Colômbia e Peru. Veja tudo sobre esta planta:
O que é ipeca?
A ipeca é um pequeno arbusto de apenas 30 cm de altura, que pode ser usada como planta medicinal para induzir o vômito, cessar a diarreia e para soltar as secreções do sistema respiratório.
Ela também é conhecida como Ipecacuanha, ipeca-verdadeira, poaia e poia cinzenta, muito utilizada para provocar o vômito.
Seu nome científico é Psychotria ipecacuanha e pode ser comprada na forma de xarope em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
As partes utilizadas dessa planta para fins fitoterápicos são suas raízes e esta planta possui grandes folhas ovaladas em tom de verde escuro brilhantes e opostas, com flores brancas que depois de fecundadas transformam-se em pequenos cachos de frutos vermelhos.
Propriedades da ipeca:
A Ipecacuanha possui emetina e cefalina, e pode ser usada no tratamento contra a diarreia causada por amebas, como expectorante pode ser útil em caso de gripe, bronquite e asma, e também atua como adstringente e anti-inflamatório
Benefícios da ipeca:
A Ipecacuanha serve para induzir o vômito e para ajudar no tratamento de bronquite, pneumonia e infestação por amebas. Antigamente a ipeca era utilizada em caso de envenenamento, mas esta indicação já não é aceite pela FDA, a agência que regulamenta a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos.
Como usar a ipeca:
A Ipecacuanha é uma planta tóxica e só deve ser utilizada na forma industrializada. A superdosagem é de apenas 2g de suas raízes podendo causar graves problemas de saúde. Seus compostos podem chegar ao Sistema Nervoso Central e causar alucinações, podendo ser usada em rituais religiosos.
Malefícios:
Após a ingestão excessiva ou prolongada dessa planta podem ocorrer gastrite, taquicardia, pressão baixa, arritmia cardíaca, convulsões, choque e pode levar até mesmo ao coma. Estes efeitos podem ser revertidos ao cessar sua ingestão.
Contraindicações:
A Ipecacuanha está contraindicada para crianças com menos de 6 meses de idade, durante a gravidez ou quando indivíduo ingeriu querosene, gasolina ou agentes corrosivos ácidos ou alcalinos. Por ser uma planta medicinal tóxica esta só deve ser usada sob indicação médica.