Intolerância à lactose: o que é, sintomas e tratamentos
Pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir completamente o açúcar (lactose) no leite. Como resultado, eles têm diarreia, gás e inchaço depois de comer ou beber produtos lácteos. A condição, que também é chamada de malabsorção de lactose, geralmente é inofensiva, mas seus sintomas podem ser desconfortáveis.
Uma deficiência de lactase – uma enzima produzida no intestino delgado – geralmente é responsável pela intolerância. Muitas pessoas têm baixos níveis de lactase, mas são capazes de digerir produtos lácteos sem problemas. Se você realmente é intolerante à lactose, sua deficiência de lactase leva a sintomas depois de comer alimentos lácteos.
A maioria das pessoas com intolerância pode gerenciar a condição sem ter que desistir de todos os produtos lácteos.
O que é intolerância a lactose?
A intolerância a lactose é a incapacidade de digerir a lactose, um açúcar que se encontra principalmente no leite e nos produtos lácteos. Embora a condição não seja perigosa, os sintomas podem ser angustiantes e incluem náuseas, cólicas e diarreia.
Quais são as causas de intolerância a lactose?
Ocorre quando seu intestino delgado não produz o suficiente de uma enzima (lactase) para digerir o açúcar do leite (lactose). Normalmente, a lactase transforma o açúcar de leite em dois açúcares simples – glicose e galactose – que são absorvidos na corrente sanguínea através do revestimento intestinal.
Se você é deficiente de lactase, a lactose em seus alimentos se move para o cólon em vez de ser processada e absorvida. No cólon, bactérias normais interagem com lactose não digerida, causando sinais e sintomas de intolerância.
Quais são os sintomas de intolerância a lactose?
Os sinais e sintomas geralmente começam 30 minutos a duas horas após comer ou beber alimentos que contenham lactose. Os sinais e sintomas comuns incluem:
- Diarreia.
- Náuseas, e às vezes, vômitos.
- Cólicas abdominais.
- Inchaço.
- Gás.
Quais são os fatores de risco?
Fatores que podem fazer você ou seu filho mais propenso incluem:
Aumento da idade: A intolerância à lactose geralmente aparece na idade adulta. A condição é incomum em bebês e crianças pequenas.
Etnicidade: É mais comum em pessoas de ascendência indiana africana, asiática, hispânica e americana.
Nascimento prematuro: Os bebês nascidos prematuramente podem ter níveis reduzidos de lactase porque o intestino delgado não desenvolve células produtoras de lactase até o final do terceiro trimestre.
Doenças que afetam o intestino delgado: Problemas do intestino delgado que podem causar intolerância à lactose incluem crescimento excessivo bacteriano, doença celíaca e doença de Crohn.
Certos tratamentos contra o câncer: Se você recebeu radioterapia para câncer em seu abdômen ou com complicações intestinais da quimioterapia, você tem um risco aumentado de intolerância à lactose.
Tratamentos da intolerância a lactose?
A maneira mais eficaz de tratar os sintomas é modificar a dieta. Os suplementos de lactulose também estão disponíveis, o que ajuda o sistema digestivo a quebrar produtos contendo lactose.
Autocuidado em casa:
As mudanças dietéticas projetadas para reduzir ou eliminar produtos de lactose são o tratamento mais simples e eficaz para a intolerância. Os alimentos que devem ser evitados por pessoas com intolerância estão listados na seção anterior e incluem leite, sorvete, iogurte e queijo. Além disso, a substituição do leite por substitutos, como leite de soja e outros produtos de soja ou leite de arroz é uma opção para pessoas.