Insolação: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A insolação é a forma mais grave de lesão por calor e é considerada uma emergência médica. Se você suspeita que alguém sofre com isso que também é conhecido como golpe de calor procure um pronto socorro imediatamente e dê os primeiros socorros até que os paramédicos cheguem.
A exposição a elevadas temperaturas é uma agressão ao corpo. Corre-se o risco de desidratação, agravamento de doença crônica ou insolação. Esta ocorre quando o corpo é incapaz de controlar a sua temperatura, que aumenta muito rapidamente.
O que é insolação:
Insolação é o acidente provocado ela exposição prolongada a um ambiente quente e seco. A mais comum é a que resulta da exposição direta e prolongada ao sol. Ela causa um distúrbio no mecanismo de controle da temperatura do corpo e pode provocar febre alta, pele seca e avermelhada, pulsação acelerada, falta de ar, enjoo, vômitos, tonturas e até desmaios.
A intensidade varia desde um grau mais simples, em que uma pessoa fica exposta ao sol mais tempo do que o indicado, até aqueles mais graves, em que uma pessoa precisa ficar compulsoriamente exposta ao sol como, por exemplo, os náufragos em um bote.
Causas da insolação:
A principal causa é a exposição prolongada a altas temperaturas e/ou a atividade extenuante por tempo quente. A capacidade do corpo de controlar a temperatura do núcleo (suor, resfriamento por evaporação, por exemplo) é sobrecarregada pelo calor.
Outras causas que podem contribuir para a condição do golpe de calor são:
- Queimadura de sol
- Efeitos de certos medicamentos (por exemplo, desidratação, aumento da micção, transpiração)
- Usar roupas excessivas e/ou apertadas pode contribuir para causar golpe de calor inibindo o resfriamento por evaporação.
- Desidratação
- Beber álcool.
Outra causa do golpe de calor que muitas vezes resulta na morte é deixar uma criança ou animal de estimação em um veículo que não está bem ventilado ou resfriado. O número médio de mortes de crianças devido à Insolação de um carro foi de 37 mortes por ano desde 1998.
Cerca de 53% das crianças foram “esquecidas” e deixadas em um veículo por um adulto,
cerca de 17% foram intencionalmente deixados dentro por um adulto, e
O restante era principalmente crianças que se fechavam em um veículo sem vigilância.
Sintomas da insolação:
O sintoma distintivo dessa condição é uma temperatura central do corpo acima de 40 graus Celsios. Mas o desmaio pode ser o primeiro sinal. Outros sintomas podem incluir:
- Respiração rápida e superficial;
- Falta de transpiração apesar do calor;
- Fraqueza muscular ou cólicas;
- Dor de cabeça latejante;
- Náusea e vomito;
- Ritmo cardíaco rápido, que pode ser forte ou fraco;
- Tonturas;
- Alterações comportamentais, como confusão ou desorientação;
- Pele vermelha, quente e seca;
- Inconsciência;
- Convulsões.
Fatores de risco:
Alguns fatores aumentam o risco de ter uma insolação, como:
- Ingerir álcool em excesso;
- Não beber líquidos adequadamente;
- Ter doenças crônicas (como diabetes).
Algumas pessoas têm mais risco de terem insolação como:
- Pessoas com problemas que levam a desidratação, como quem tem gastroenterite;
- Idosos;
- Crianças e bebês;
- Pessoas que praticam atividades extenuantes, como atletas, soldados e trabalhadores que realizam atividades que envolvem esforços físicos sob o sol (como pedreiros).
Algumas medicações também podem aumentar o risco de ter insolação, como vasoconstritores, medicamentos para pressão alta que bloqueiam a adrenalina, diuréticos e alguns antidepressivos e antipsicóticos.
Prevenção:
Para prevenir a insolação, existem alguns cuidados e dicas que são fundamentais, como:
- Usar chapéus ou bonés para proteger a cabeça e roupas largas e frescas para proteger o corpo contra queimaduras solares;
- Beber muitos líquidos ao longo do dia, especialmente em dias muito quentes;
- Se estiver na praia ou se for constantemente à água, deve tentar passar protetor solar de 2 em 2 horas para garantir o seu máximo efeito;
- Passar protetor solar adequado para o seu tipo de pele pelo menos 15 minutos antes de ficar exposto ao sol;
- Não ficar debaixo do sol nas horas de maior calor que são entre 12h e as 16 horas, tentando abrigar-se em locais com sombra, frescos e arejados.
Tratamento da insolação:
O tratamento para Insolação é feito levando a vítima para um local arejado e com sombra, oferecendo água e sucos naturais em abundância para hidratar o corpo e colocando toalhas molhadas com água fria sobre todo o copo. Caso a vítima apresente vômitos intensos ou perca a consciência, deve-se chamar uma ambulância ou levá-la ao pronto-socorro.