A ingá dedo possui vários nutrientes e muitos benefícios ela é uma fruta originalmente brasileira e, como muitas outras que você já conheceu por aqui, bastante benéfica à saúde.
Além disso, a fruta, que possui sementes e uma polpa branca e adocicada, é encontrada mais facilmente em regiões do país em que haja maior presença de lagos e rios, como é o caso da Amazônia, já que a sua árvore, chamada de ingazeira, nasce e cresce mais facilmente perto de água.
Conhecido cientificamente pelo nome de Ínga edulis Mart, a ingá dedo tem um sabor bastante exótico, o que torna a fruta única e deliciosa.
O que é a ingá dedo?
No vocabulário indígena, a palavra “Ingá” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia.
No entanto, a ingá dedo pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e ingá-verdadeiro, fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.
Além disso, ela possui propriedades medicinais valiosas à nossa saúde, como adstringentes, antirreumáticas, antiartríticas e disentérica. Sendo assim, consumi-la pode prevenir e tratar diversos males que atingem o nosso corpo.
Benefícios da ingá dedo para saúde:
1. Trata inflamações:
O alto teor de taninos faz da ingá dedo um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, ela ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite. no entanto ela também reduz a inflamação, por diminuir qualquer inchaço e dor.
2. Alivia as dores:
Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir a ingá dedo pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.
3. Alivia o reumatismo:
Além disso, esta ingá é conhecida por aliviar a dor e inflamação ocasionada devido à artrite e reumatismo.
4. Dores de cabeça:
Devido às suas propriedades adstringentes, a ingá dedo pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.
5. Trata de feridas:
No entanto, o ingá dedo possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e vitamina E, que são bastante saudáveis. Tradicionalmente, esses princípios ativos são utilizados para curar feridas e prevenção de infecções.
6. Combate problemas no intestino:
Além disso, ela possui propriedades disentéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.
7. Para a pele:
Pode-se extrair o óleo da semente da ingá dedo para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que ela é rica em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso é altamente nutritiva e hidratante para pele.
8. Trata a Diarreia:
A ingá dedo é considerada um anti-diarreico devido suas propriedades purgativas. Além disso, ela também ajuda no alívio de hemorroidas.
9. Baixa a pressão alta:
Além disso, a ingá dedo para pressão alta possui propriedades cardiotônicas e diuréticas que ajudam a equilibrar o excesso de líquidos nos vasos, baixando a pressão sanguínea.
Para controlar a pressão é importante ainda evitar os fatores de risco da doença, adotando um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios e baixo consumo de sal e de sódio, presente nos alimentos industrializados.
Ela é ótimo para baixar a pressão arterial, mas o indivíduo não deve parar de tomar os remédios para baixar a pressão indicados pelo médico.
Receitas com ingá dedo:
1. Sorvete de ingá dedo:
Ingredientes:
– 20 tiras de ingá dedo;
– Uma caixa de creme de leite;
– 1 lata de leite condensado;
– um litro de leite;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, bata bem a ingá dedo no liquidificador, transfira para uma vasilha e reserve.
- Enquanto isso, coloque no liquidificador o leite condensado, o suco concentrado que você acabou de fazer e, por último, o creme de leite.
- Em seguida, bata bem até obter uma bebida homogênea.
- Feito isso, despeje a mistura em um pote e leve ao congelador por cerca de duas horas.
- Passado esse tempo, retire-a do congelador e bata novamente no liquidificador, aos poucos.
- Em seguida, transfira de novo para o pote e leve outra vez ao congelador por mais duas horas.
- Após esse tempo, é só servir à vontade e degustar.
2. Mousse de ingá dedo:
Ingredientes:
– 2 unidades de inga dedo;
– 2 colheres (sopa) cheias de leite em pó;
– ½ xícara (chá) de água;
– 3 colheres (sopa) rasas de açúcar;
– 1 colher (sopa) de gelatina em pó;
– 1 xícara (chá) de leite desnatado;
Modo de preparo:
- A primeira coisa que você deve fazer é cozinhar a Ingá Dedo na água por cerca de 20 minutos.
- Passado esse tempo, desligue o fogo e retire os caroços.
- Em seguida, bata-os no liquidificador com o leite em pó, com a água e com o açúcar.
- Por último, vá adicionando o leite aos poucos.