Ingá cipó: Para que serve, benefícios e como usar
A ingá cipó é o fruto da ingazeira que fornece muitos nutrientes para saúde do corpo em geral, é da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a rios e lagos. Suas sementes, são envolvidas por uma polpa branca e adocicada. Além disso, a palavra é de origem indígena e significa “embebido, ensopado”, uma referência à sua polpa aquosa.
Benefícios da ingá cipó:
1. Auxilia no tratamento da diarreia:
É considerada um anti-diarreico devido suas propriedades purgativas. Além disso, também ajuda no alívio de hemorroidas.
2. Propriedades anti-inflamatórias:
O alto teor de taninos faz da ingá cipó é um importante agente anti-inflamatório. Além disso, em outras palavras, ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite.
3. Favorece a saúde da pele:
Pode-se extrair o óleo da semente para preparação de hidratantes de pele. Além disso, pois sabe-se que é rica em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso é altamente nutritiva e hidratante para pele.
- Alivia as dores por todo corpo;
- Combate a prisão de ventre;
- Reduz a pressão arterial;
- Combate a degeneração macular;
- Previne o desgaste ósseo;
- Combate o envelhecimento precoce.
Como usar ingá cipó:
Alimentação: Os frutos são muito apreciados e comercializados em feiras.
Madeira: Considerada macia, com moderada resistência mecânica e pouco durável. Além disso, é utilizada na caixotaria e para lenha e carvão.
Outros usos: O tanino, substância extraída da casca, pode ser utilizado para curtir couros. Além disso, é também indicada para paisagismo e arborização urbana.