Doenças e Tratamentos

Infertilidade: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
Infertilidade causas

A infertilidade se caracteriza quando depois de um ano de tentativas de gravidez, um casal não consegue engravidar naturalmente. Além disso, após este período é preciso consultar um especialista em reprodução humana assistida que irá solicitar uma série de exames para identificar a causa da Infertilidade.

Nos casos em que a mulher tem idade superior a 35 anos, recomenda-se consultar um especialista após 6 meses de tentativas, assim como o especialista em reprodução humana também é o médico indicado para consultar em casos em que a gravidez acontece, porém por diferentes razões não se desenvolve até o nascimento do bebê, como é o aborto de repetição, por exemplo.

infertilidade causas

O que é a infertilidade?

Além disso, a infertilidade é a dificuldade de uma pessoa em se reproduzir. Geralmente, refere-se ao diagnóstico feito quando um casal não obtém gravidez mesmo sem o uso de qualquer método contraceptivo, após um ano de relações sexuais bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual.

Em condições normais, um casal em idade fértil que mantenha relações sexuais completas, sem utilizar qualquer método contraceptivo, costuma levar alguns meses ou até mais de um ano para obter a gravidez desejada, gerando a concepção errada de Infertilidade.

Quais são as causas da infertilidade?

O fator preponderante no prognóstico dos tratamentos, contudo, é certamente a idade, que está relacionada diretamente à quantidade e qualidade de óvulos. A faixa etária em que a fertilidade é ótima para a mulher é por volta dos 20 a 30 anos de idade.

Apenas 3,5% dos casais cujas mulheres tem menos de 25 anos de idade são inférteis. Aos 35 anos esta taxa já chega a 11% e aos 45 anos a altos 87%.

Aos 50 anos, praticamente todas são inférteis. É fato que podemos encontrar mulheres que engravidam nesta idade mais avançada de maneira natural, mas são eventos raros aos 45-50 anos ou mais de maneira natural, e a taxa de abortamentos espontâneos é muito alta.

Nesta idade é quase impossível obter-se gravidez de modo artificial, com a fertilização in vitro (FIV), pois os embriões formados em sua maioria são defeituosos e não implantam ou ocorre o aborto precoce.

infertilidade

Como prevenir a infertilidade?

Além disso, existem alguns cuidados que o casal pode adotar para diminuir a possibilidade de infertilidade da mulher, do homem e de ambos. Confira:

  • Praticar exercícios físicos regulares e sem exagero.
  • Ter boa alimentação e tratar desordens alimentares.
  • Proteger o casal das DSTs.
  • Planejar a gravidez antes dos 35, que é a idade em que a fertilidade feminina diminui.
  • Observar os dias férteis para aproveitar este período de maior chance de gravidez.
  • O homem deve evitar roupas muito apertadas, ficar sentado por longos períodos de tempo ou
  • trabalhar em locais muito quentes.
  • O abuso das pílulas do dia seguinte também
  • Cuidar da saúde de ambos, fazendo exames periódicos e tratando o que for necessário.

Qual é o tratamento?

A infertilidade é tratada com: Medicamentos e hormônios para fertilidade, para ajudar a mulher a ovular ou restaurar os níveis hormonais. Cirurgia para remover tecido que está bloqueando a fertilidade (como endometriose) ou para abrir trompas de Falópio bloqueadas.

Sair da versão mobile