Hipogonadismo masculino, também conhecido como deficiência de testosterona, é uma falha dos testículos para produzir hormônio sexual masculino testosterona, esperma ou ambos.
Pode ser devido a uma desordem testicular ou ao resultado de um processo de doença envolvendo hipotálamo e glândula pituitária. Além disso, o hipogonadismo pode afetar muitas funções de órgãos e pode ter um impacto negativo na qualidade de vida.
Os sinais e sintomas dependem de quando ele começa, quão grave é a deficiência e se há ou não uma diminuição nas principais funções dos testículos.
Causas do hipogonadismo masculino:
Além disso, refere-se a uma diminuição em uma ou ambas as duas principais funções dos testículos: produção de esperma e produção de testosterona.
Sintomas do hipogonadismo masculino:
O hipogonadismo pode começar durante o desenvolvimento fetal, antes da puberdade ou durante a idade adulta. Além disso, sinais e sintomas dependem de quando a condição se desenvolve.
- a idade de início;
- o grau de deficiência de testosterona;
- quanto tempo a perda ocorreu.
Tratamentos do hipogonadismo masculino:
A terapia de reposição de testosterona (TRT) é o tratamento recomendado para o hipogonadismo.
Normalmente é administrado como um gel tópico, parto transdérmico ou por injeção. Além disso, as formas orais de testosterona não são utilizadas devido ao alto risco de efeitos colaterais, tais como dor de estômago.
TRT pode eliminar muitos, se não todos, dos sinais e sintomas do hipogonadismo.
Os benefícios incluem:
- aumento da densidade mineral óssea;
- aumento da libido;
- melhoria do humor;