Hipertensão: o que é, sintomas causas e tratamentos
A hipertensão é a elevação da pressão arterial para 14 por 9 ou mais, quando o ideal é 12 por 8 (120 por 80mmHg). É causada, principalmente, pela contração dos vasos nos quais o sangue circula. Quando o coração bombeia o sangue pelos vasos contraídos, a pressão sobe e prejudica, além dos vasos, o coração, cérebro e rins.
Com o tempo, os vasos podem endurecer, resultando no seu rompimento ou entupimento. Além disso, no coração, o vaso entupido pode causar infarto. No cérebro, leva ao AVC ou derrame cerebral, enquanto nos rins prejudica as suas funções, levando à falência renal.
O que é hipertensão?
A hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Além disso, popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo.
Além disso, o estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Sintomas da hipertensão:
A hipertensão é que na maior parte das vezes,a pessoa nem sabe que tem o problema. Além disso, ela é chamada de “assassina silenciosa”, porque não apresenta sintomas durante anos até o momento em que atinge um órgão vital. Por isso, é importante fazer a medição regularmente, assim como exames de sangue.
É esse cuidado que vai ajudar a manter a pressão controlada, evitando danos a sua saúde. Além disso, a manifestação da hipertensão arterial sistêmica só vai se manifestar quando houver crises de pressão alta, nestes casos poderá ocorrer:
- Tontura;
- Perda de sangue pelo nariz;
- Dores de cabeça;
- Falta de ar;
- Fraqueza;
- Suadeiro;
- Zumbido no ouvido;
- Dor no peito;
- Visão embaçada;
- Agitação;
É importante saber que a presença ou ausência desses sintomas não é determinante da hipertensão, que só pode ser descoberta fazendo a medição por meio de aparelhos.
Fatores de risco da hipertensão:
- Diabete mellitus;
- Dislipidemia;
- Obesidade;
- Hereditariedade;
- Idade;
- Má alimentação;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Alterações no peso;
- Resistência à insulina.
Tratamentos:
Além do acompanhamento médico e uso de medicamento, o tratamento para a hipertensão deve incluir mudanças no estilo de vida, como redução do peso, diminuição na ingestão de sal e de bebidas alcoólicas, bem como a prática regular de atividade física.
Além disso, o excesso de peso está diretamente ligado ao aumento da pressão arterial, por isso, o controle do peso é fundamental para prevenir e tratar a doença.