A planta hipérico é frequentemente utilizada como remédio fitoterápico e também na criação de remédios homeopáticos para tratar diversos problemas. Além disso, a planta hipérico é popularmente conhecida no Brasil como erva São João.
Seu uso é recomendado para pessoas que sofrem de depressão e estresse. A planta também é útil para tratar diarreia, inflamações, insônia, nervosismo e também ajuda no combate a vermes intestinas.
A planta hipérico ainda possui ativos como rutina, quercitina, pectina, colina e hipericina. Estas propriedades são de suma importância para tratar transtornos hormonais causados por menopausa, neuralgia e enxaquecas.
A planta pode ser encontrada tanto em farmácias tradicionais quando em de manipulação, em formas de comprimido, pó, tintura e chá.
Você sabe o que é depressão?
A depressão é uma condição de saúde que pode afetar nosso humor, comportamentos e emoções, fazendo com que os níveis de dois ou mais hormônios cerebrais, a serotonina e/ou norepinefrina fiquem baixos.
Os remédios que existem para esta enfermidade buscam equilibrar os níveis destas substâncias que ficam no cérebro. Como a depressão quase sempre vem relacionada com a ansiedade, costuma-se usar, a planta hipérico e a kava-kava.
Com o uso desses medicamentos naturais, você pode evitar o problema da depressão. Além disso, se você sofre de estresse, a planta hipérico pode ajuda-lo a tratar esta condição.
Chá de hipérico:
A planta hipérico pode ser facilmente encontrada para venda em lojas de produtos naturais, mercados e farmácias. Ela também chega a ser, em países como a Alemanha, prescrita contra a depressão.
Agora, confira os ingredientes e modo de preparo para fazer o chá da planta hipérico:
INGREDIENTES:
– duas colheres de sopa de Hipérico;
– 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Coloque 1 litro de água para ferver.
- Quando estiver fervendo, coloque duas colheres de sopa da erva, e deixe levantar fervura novamente.
- Desligue o fogo e tampe a mistura por cerca de dez minutos.
- O chá deve ser consumido de duas a três vezes ao dia, frio ou quente.
Malefícios:
Se consumido com moderação, os efeitos são mínimos e raros. Pode causar eritema, que são manchas vermelhas na pele.