As hemorroidas são uma inflamação e inchaço nas veias do ânus e reto inferior. Entre outras causas, podem resultar do esforço durante evacuações ou da pressão aumentada nestas veias. Podem ser localizadas dentro do reto, internas, ou podem se desenvolver sob a pele em torno do ânus, chamadas de hemorroidas externas.
Quais são os sintomas das hemorroidas?
Dependendo de serem internas ou externas, estas veias inflamadas podem causar coceira, hemorragia retal e dor às vezes podem ser graves. O sintoma clássico de hemorroidas internas é sangramento retal. Na maioria das vezes geralmente é notado como raios vermelhos brilhantes no papel higiênico, mas o sangue também pode ser encontrado nas fezes, roupas íntimas ou na tigela do banheiro. As hemorroidas internas podem às vezes se protuberância fora do ânus, raramente levando à formação de um coágulo sanguíneo.
As hemorroidas externas são mais freqüentemente associadas à dor e, se irritadas com o esforço ou fricção ou limpeza excessivas, também podem coçar e sangrar. Os coágulos de sangue – também conhecidos como hemorroidas trombose são mais comumente formados em hemorroidas externas. Muitas vezes, eles podem se sentir como um nódulo difícil, doloroso e grapido no ânus, e às vezes precisam ser removidos cirurgicamente.
Quais são as causas das hemorroidas?
As causas mais comuns de hemorroidas são a suspensão prolongada, o esforço nas fezes e a constipação. Irritantes na dieta podem exacerbar, incluindo especiarias fortes, como pimenta vermelha e mostarda, e bebidas como café, café descafeinado e álcool. O estresse pode causar a doença, como pode a gravidez (devido à pressão do feto no abdômen, bem como mudanças hormonais que fazem com que os vasos sanguíneos se ampliem essas hemorroidas geralmente desaparecem após o parto). A obesidade , a diarreia crônica e a relação sexual anal também podem levar .
Tratamentos para hemorroidas:
Muitas vezes, o tratamento de hemorroidas envolve cuidados caseiros, com o uso de alguns medicamentos. Veja alguns exemplos de tratamentos que você pode adotar em casa para ajudar na recuperação:
- Pomadas com corticoides que ajudam a reduzir a dor e o inchaço
- Pomadas para hemorroidas com lidocaína que ajudam a reduzir a dor
- Emolientes que ajudam a reduzir o esforço e a constipação
- Banhos de assento podem ajudá-lo a se sentir melhor. Sente-se em água morna por 10 a 15 minutos
- Loção feita da casca de hamamélis (aplicada com cotonetes) pode reduzir o prurido.
Outros cuidados para reduzir a coceira incluem:
- Use roupas íntimas de algodão
- Evite papel higiênico com perfume ou colorido (usar lenços perfumados em seu lugar).
- Prefira realizar lavagem da região, secando com toalha macia
- Invista em banhos de assento com água morna para ajudar a diminuir o desconforto
- Ingira muitas fibras e água
- Faça caminhadas sempre que possível
- Evite coçar a área.
Em alguns casos mais graves de hemorroida, principalmente a partir do grau II, pode ser que seja necessária uma intervenção cirúrgica ou tratamentos alternativos. Os procedimentos que podem ser feitos são:
Coagulação infravermelha:
Esse tratamento não-cirúrgico é rápido e não costuma causar complicações ao paciente. Uma pequena sonda é colocada acima da hemorroida e a luz infravermelha é aplicada, que rapidamente coagula os vasos que levam sangue à região, fazendo com que elas encolham e retrocedam. Além disso, a diminuição dos tecidos pode levar algumas semanas.
Injeção:
Além dele, existe também a opção de tomar uma injeção nas veias inflamadas para diminui-las. Além disso, esse método costuma não causar dor ao paciente, mas também não é tão eficiente quanto os outros.
Cirurgias:
Se nenhum desses tipos de tratamentos não derem certo, a cirurgia será necessária. Entre os procedimentos que podem ser realizados está ligadura elástica ou hemorroidectomia. Estes geralmente são usados em pacientes com dor ou hemorragia grave que não responderam a outros tratamentos para curar a hemorroida.
No caso do primeiro, o médico amarra alguns elásticos na base das veias inflamadas para cortar a circulação. Além disso, depois de alguns dias, as hemorroidas caem sozinhas durante a evacuação. Esse tratamento costuma ser eficiente para muitas pessoas.
Na hemorroidectomia, o cirurgião retira as veias inflamadas que causam sangramento e dor. Este procedimento é indicado principalmente para pessoas com quadro recorrente.