Plantas medicinais

Guaco é um bom cicatrizante: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
guaco

O guaco possui importantes propriedades medicinais que favorecem a saúde humana. Além disso, o guaco é uma planta medicinal também conhecida como guace, cepu, cipó-de-cobra, cipó-da-caatinga, erva-das-cobras, erva-das-serpentes, huaco, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Mikania cordifolia e Mikania laevigata.

Esta erva é muito utilizada no Brasil. Índios brasileiros a utilizavam para o tratamento de picadas de cobra, aplicando compressas do caule e da folha diretamente no local da ferida.

Da mesma forma, é feito uma infusão de suas folhas para aliviar a febre, desconforto estomacal e reumatismo. Indígenas guianeses da Floresta Amazônica aquecem as folhas e aplicam em erupções cutâneas e prurido. Também é um popular anti-inflamatório, antiespasmódico e analgésico para reumatismo, artrite, inflamação intestinal e úlceras.

guaco

Propriedades do guaco:

O guaco é constantemente utilizado pela medicina alternativa, para prevenir males ou auxiliar no tratamento de doenças. A maneira mais fácil de usá-lo é na forma de chá. Todos estes benefícios se devem as suas principais propriedades como: expectorante, bronco-dilatador, antisséptico, antiasmático, cicatrizante, antirreumático, febrífugo e sudorífero.

Benefícios do guaco para saúde:

Além disso, bebida preparada a partir da planta medicinal é considerada auxiliar no tratamento da bronquite por possuir substâncias broncodilatadoras as suas propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias da planta medicinal fazem com que ela também contribua com o alívio da asma e da tosse.

Esta erva também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração. O chá desta erva ainda é apontado como benéfico em relação a problemas como diarreias e cólicas.

Além disso, ele  também é usada na limpeza dos dentes e da boca, o que evita o surgimento de cáries e outras doenças e serve de auxílio ao tratamento do reumatismo. Além de contribui com o tratamento da artrite, antiespasmódicas e analgésicas ele também ajuda a tratar úlceras.

Como usar?

Além disso, a pelos muitos benefícios e propriedades citados acima, o guaco é constantemente utilizado como medicina alternativa natural, para prevenir males ou auxiliar no tratamento de doenças já instaladas.

Como chá de guaco com mel:

Este chá combina as propriedades broncodilatadoras e expectorantes desta planta medicinal, com as propriedades anti-sépticas e calmantes do mel. Para preparar este chá vai precisar de:

Ingredientes:

– 8 folhas de Guaco;
– 1 colher de sopa de mel;
– 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, para preparar este chá, basta adicionar as folhas de guaco à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos.
  2. Passado esse tempo, deve coar o chá e adicionar a colher de mel.
  3. É recomendado beber 3 a 4 colheres deste chá por dia, até que sejam observadas melhoras.

Contraindicações:

Além disso, as pessoas com doenças no fígado e que tomam medicamentos anticoagulantes não devem tomar o este chá, além de mulheres grávidas e em fase amamentação. Se ele for usado por longos períodos e em grandes quantidades, ele pode causar vômitos e diarreia.

Outro alerta é que os chás não substituem o tratamento com o médico, apesar deles terem benefícios comprovados, eles agem apenas como coadjuvantes. Portanto, sem contar que só um especialista pode dar o diagnóstico do seu problema.

Sair da versão mobile