Plantas medicinais

Guaçatonga combate herpes labial: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 23/09/2021)
beneficios da guaçatonga

A guaçatonga é uma erva tradicional usada para a função celular na pele e tecidos conjuntivos. Além disso, a guaçatonga não é uma planta muito comum, mas os benefícios para o corpo são gigantescos. E , aliás, a planta é usada por muito tempo pelos indígenas, que descobriram suas propriedades medicinais e começaram a usar em favor para muitos tratamentos, como para picadas de cobras.

propriedades da guaçatonga para tratamentos naturais

Ela recebe o nome científico de Casearia sylvestris e é popularmente conhecida como bugru-branco, café-bravo, café-do-brejo ou café-do-diabo. Já que é facilmente encontrada em território brasileiro (desde a Bahia até o Rio Grande do Sul).

Atualmente, a guaçatonga é amplamente utilizada como principal ingrediente na produção de remédios homeopáticos, cremes fitoterápicos e no tratamento das indesejáveis herpes labial e aftas.

Propriedades da guaçatonga:

Esta planta possui muitos benefícios devido as seguintes propriedades medicinais:

  1. Cicatrizante;
  2. Depurativa;
  3. Calmante;
  4. Sudorífera;
  5. Tônica;
  6. Cardiotônica;
  7. Diurética;
  8. Estimulante;
  9. Afrodisíaca;
  10. Anestesiante;
  11. Antiespasmódica;
  12. Anti-hemorrágica;
  13. Antimicrobiana;
  14. Antipirética;
  15. Antirreumática;
  16. Antisséptica;
  17. Antiúlcerogenica;
  18. Imunoestimulante.

Agora que você conhece as suas propriedades medicinais, conheça também os benefícios para saúde.

Quais os benefícios da guaçatonga?

Devido as propriedades medicinais citadas acima, essa planta ajuda a combater e prevenir as seguintes condições de saúde:

  1. Reumatismo;
  2. Paralisia;
  3. Sapinho;
  4. Inflamações, inchaço nas pernas;
  5. Dor no peito;
  6. Diarreia;
  7. Artrite;
  8. Obesidade;
  9. Sífilis;
  10. Úlceras;
  11. Ácido úrico;
  12. Aftas;
  13. Picadas de insetos e de cobras;
  14. Micoses, etc.

Como se pode ver, a Guaçatonga serve para o tratamento natural de diversas doenças, inclusive para ajudar a emagrecer! Além disso, recentemente, passou a ser utilizada pela indústria farmacêutica como princípio ativo na produção de cremes homeopáticos e fitoterápicos para tratamento do herpes labial. E também vem sendo aprovada, em estudos, para tratamento de úlceras.

Como usar:

1. Compressa:

Recomendada para problemas na pele, a compressa desta planta pode ser preparada fervendo 30g da planta, com 10g de folhas de confrei em um litro de água, durante 10 minutos. Depois, pode ser facilmente aplicada no local desejado.

2. Xarope:

O tradicional xarope é indicado para as aftas. Basta triturar folhas da planta com álcool e aplicar esta solução sobre as aftas desejadas.

3. Chá:

Este chá é indicado para problemas digestivos e para os diversos tipos de úlceras. Pode ser preparado com 10g de Guaçatonga em 200ml de água fervente, deixando em infusão. 2 xícaras por dia é o recomendado.

guaçatonga para tratamentos naturais

Contraindicações:

O consumo desta planta deve ser evitado por gestantes, pois a planta estimula contrações uterinas, podendo ocasionar um aborto espontâneo, e também por mulheres em fase de amamentação. Não existem registros de efeitos colaterais, mas é preciso, por precaução, evitar consumir em excesso e seguir apenas as recomendações.

Sair da versão mobile