A guaçatonga (Casearia sylvestris) é uma planta medicinal também conhecida como cafezeiro-do-mato, café-bravo, caroba, carvalhinho, chá-de-bugre, erva-de-bugre, erva-de-lagarto, estralador, guaçatunga, gaibim, guassatonga, paratudo, pau-de-bugre, pombeiro, dentre outros inúmeros nomes populares. Pertence a família Flacourtiaceae.
A guaçatonga encontra-se distribuída em quase todo o território brasileiro. e possui uma longa história de uso na fitoterapia em quase todos os países tropicais, de onde é nativa.
No Brasil, os índios Karajá preparam uma maceração da casca para tratar diarreias, enquanto no Peru os índios Shipibo-Conibo, localizados na Amazônia peruana, usam uma decocção da casca para resfriados, diarreia, dores no peito e gripe.
Outras tribos indígenas no Brasil amassam as raízes ou sementes de guaçatonga para tratar feridas e hanseníase topicamente.
Benefícios do guaçatonga para saúde:
Com diversas plantas da mesma família casearia, chamadas de guaçatonga, apenas uma tem sido usada. Esta mede de dois a seis metros de altura, e é a mais baixa da família.
A planta tem propriedades cicatrizantes, depurativas, calmantes, sudoríferas, tônicas, cardiotônicas, diuréticas, estimulantes, afrodisíacas, anestesiantes, antiespasmódicas, anti-hemorrágicas, antimicrobianas, antisséptica e imunoestimulante.
É indicada para diversos problemas de saúde, atuando em paralisias, reumatismo, herpes, hemorragias, inflamações, inchaços nas pernas, ácido úrico, aftas, artrite, dores no peito, diarréia, picadas de cobras, hematomas, picadas de muitos insetos, micose, sífilis, obesidade e úlceras.
Ela contém cariofileno, que anula os efeitos da histamina e, além disso, é cicatrizante e pode auxiliar no processo de emagrecimento.
Como usar guaçatonga:
A guaçatonga pode ser usada em forma de compressa quando se tratar se casos de problemas na pele.
A compressa deve ser preparada com 30g da planta, 10g de folhas de confrei e um litro de água. Adicione as ervas na água e ferva durante dez minutos. Pode ser aplicada no local morna ou fria.
Como xarope, serve para tratar aftas. Seu preparo é simples, basta triturar as folhas da guaçatonga com álcool e aplicar sobre as feridas da boca.
O chá é indicado quando há problemas digestivos e úlceras. Em 200 ml de água fervente, coloque 10g de guaçatonga. Em seguida, deixe em infusão. O recomendado é tomar duas xícaras por dia.
Contraindicações:
O consumo da guaçatonga deve ser evitado por gestantes, pois a planta estimula contrações uterinas, podendo ocasionar um aborto espontâneo, e também por mulheres em fase de amamentação.
Não existem registros de efeitos colaterais, mas é preciso, por precaução, evitar consumir em excesso e seguir apenas as recomendações.