A grandélia (Grindelia robusta) é uma planta que possui propriedades medicinais, pertencente à família das Asteráceas, sendo também popularmente conhecida pelas seguintes denominações: girassol-do-mato, girassol-silvestre e malmequer do campo.
Os constituintes dessa planta incluem as diterpeno (ácido grindelico) saponinas (grindelina), levoglucosana, ótaninos, alcaloides e resina. Além disso, de origem americana, a grindélia também cresce do Mississipi até o Pacífico e é planta viscosa, com flores parecidas às do girassol, possuem odor balsâmico e sabor meio-amargo.
Assim como acontece com outras plantas que contém propriedades medicinais, a utilização da planta grindélia para fins terapêuticas.Além disso, vem de tempos antigos: os nativos das regiões da Califórnia e do México já usavam esta planta para auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, queimaduras de pele e alérgicos.
Pra que serve a grandélia:
A grindélia possui muitas propriedades medicinais, dentre as quais podemos citar as seguintes, aromática, diurética, hipotenso, demulcente diaforético e antiespasmódico. Além disso, devido às suas propriedades, a grandélia é indicada para tratar uma grande variedade de condições de saúde, tais como:
- asma;
- bronquite;
- herpes;
- artrite;
- cistite;
- congestão de seio;
- eczema;
- enfisema;
- paralisia;
- vaginite;
- Portanto, varizes;
- catarro;
- resfriados;
- tosse seca;
- Além disso, sarampo;
- reumatismo;
- feridas
- Além disso, queimaduras.
Receita do chá de grandélia:
Para fazer a grandélia, você vai precisar dê:
INGREDIENTES:
- 10 Folhas de grindélia;
- 350 ml de água.
MODO DE PREPARO:
Assim que a água levantar fervura, desligue o fogo e deixe o recipiente tampado por cerca de uns 5 minutos. Além disso, em seguida, é só coar e beber. O indicado é consumir o chá até 3 xícaras ao dia.
Malefícios:
Além disso, os efeitos colaterais incluem diarreia e irritação gástrica. Além disso, lembre-se de consultar um médico antes de começar qualquer tratamento!