Conheça a Genciana, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Ela é conhecida popularmente através de diversos nomes, como, gencianela, gengiba, junciana, unciana, quina de pobre, argençana, jansana e gentiane jaune. Seu nome científico é Genciana lutea L, é pertencente à família das Gentianaceae. É uma planta rica em propriedades medicinais e por isso é muito indicada para combater diversos tipos de doenças e problemas de saúde. Veja tudo sobre esta planta:
O que é genciana:
A Genciana é uma planta medicinal, também conhecida como Gencianela, Gengiba, Junciana ou Unciana, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos.
O seu nome cientifico é Gentiana lutea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
Propriedades:
As propriedades desta planta incluem sua ação antidiabética, antiemética, anti-inflamatória, antimicrobiana, digestiva, laxante, tônica e vermífuga.
Para que serve:
Esta planta serve para ajudar no tratamento de alergias, amenorreia, anemia, diarreia, dor reumática, febre, azia, cálculos biliares, diabetes, anorexia, artrite, fraqueza geral, gastrite, gota, icterícia, náuseas, resfriado, vermes intestinais e vômitos.
Modo de uso:
As partes utilizadas desta planta são suas folhas e raízes para fazer chá, que deve ser tomado antes das refeições.
Chá: Adicionar 1 colher (de chá) da raiz de Genciana em uma xícara com água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Malefícios:
Os efeitos colaterais desta planta incluem dor de cabeça e vômitos, quando consumida em excesso.
Contraindicações:
Esta planta está contraindicada na gravidez e para paciente hipertensos, com predisposição para dores de cabeça ou com úlceras no estômago.