Gabiroba Fruta: origens, benefícios, como usar e receita
A gabiroba fruta é rica em carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. A Gabiroba pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas.
A fruta onde possui muitos benefícios que auxiliam na saúde do corpo em geral. Por isso, veja aqui quais os benefícios e como usar no seu dia a dia.
O que é gabiroba?
A gabiroba e uma fruta produzida por uma árvore da família Myrtacae. O fruto também é conhecida por gabirobeira, araçá-congonha, gabiroba, guabirá, gabirova, goiaba-da-serra, gavirova, gabiroba-da-mata, guabirova, guabirobeira, guarirova, guariroba, guavira, guavirova, guaviroba e guariroba.
A árvore vive em clima tropical quente, com baixo índice pluviométrico e precisa estar sempre exposta ao sol. Ela não é exigente quanto ao solo e chega a crescer, inclusive, em terrenos pobres.
É uma fruta arredondada, de pigmentação verde-amarelada. Ao se extrair as sementes do fruto, elas devem ser semeadas de imediato, caso contrário irão perder a capacidade de germinar.
Quais os benefícios da gabiroba?
O consumo da fruta pode servir para tratamentos gastrointestinais, como diarreia e disenteria. Ela tem propriedades adstringente. Ela também pode ser usada para combater problemas como a gripe e no tratamento de cãibras e males do trato urinário.
A infusão das folhas, através de banhos de imersão, pode ser usada como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores. A casca da árvore também pode servir para fazer um benéfico chá que auxiliará no tratamento de problemas como cistite e uretrite.
- Diminui o Colesterol;
- Reduz de Peso;
- Alivia Dor de Dente;
- Combate Distúrbios Gastrointestinais;
- Cura Hemorroidas;
- Combate Disenteria;
- Fortalece Sistema Imunológico;
- Previne Infecções;
- Ajuda na Saúde da Pele;
- Rico em Vitamina C.
Usos da fruta:
Enquanto as cascas e as folhas da gabiroba são fontes de propriedades medicinais, as frutas desta planta são repletas de princípios ativos que colaboram com a saúde do organismo, por isso é uma ótima opção consumi-las ainda “in natura”.
É tanto que esta opção é excelente para tratar diarreias e outras alterações do sistema digestivo. Além disso, a fruta também pode ser usada no preparo de sucos, geleias, doces etc.
Como preparar o chá de gabiroba:
Esta receita leva 30 g de cascas e/ou folhas e meio litro de água filtrada. Antes de mais nada, é necessário ferver o líquido e só depois misturar com o ingrediente principal. É importante deixar o chá coberto e em infusão durante 10 minutos, para só depois consumi-lo. A dica é beber sem adição de açúcar ou qualquer outro adoçante e, no máximo, três vezes ao longo do dia.