Flatulência: o que é, causas e prevenção
A flatulência ou inchaço abdominal são termos usados para designar o grande acumulo de gás no estômago ou intestino. Esse acúmulo de gás é normalmente expelido pela boca ou ânus. A alimentação desempenha um papel importante na superprodução de gases intestinais. As Pessoas com dietas ricas em alimentos como feijão, repolho e derivados do leite são mais propensas a produzir mais gases.
Outras causas importantes são a constipação e gravidez. Os sintomas são fáceis de serem detectados e caracterizam-se por inchaço e dor na região abdominal. O diagnóstico é normalmente feito por entrevista com o paciente. Caso haja necessidade, o médico pode solicitar exames adicionais, como ultrassom abdominal. Então, confira sobre a Flatulência – O que é, Causas e Prevenção:
Causas da flatulência:
- A digestão de alimentos requer a ação de bactérias no intestino. Estes transformam os alimentos em gases. Os alimentos ricos em nitrogênio, como feijão ou repolho, e todos os amidos são conhecidos por causar gases. Além do feijão, alimentos doces, fibras e produtos lácteos produzem mais gás.
- Algumas pessoas também sofrem de deficiência de lactase (intolerância à lactose) que não lhes permitem digerir a lactose. Isso faz com que haja fermentação no intestino com produção de gases e levando, inevitavelmente, ao inchaço. Diarreia pode ocorrer em alguns casos.
- A constipação (prisão de ventre) é também uma das principais causas de flatulência e distensão abdominal. Durante a constipação, há acumulação de fezes no intestino grosso o que aumenta o processo de fermentação e produção de gás.
- Tomar certos medicamentos pode ser uma causa de flatulência.
- Fumar.
- A aerofagia também pode causar flatulência e distensão abdominal devido à grande quantidade de ar ingerido ao comer ou beber.
- Estima-se que a ansiedade pode também ser uma fonte causadora de flatulência ou inchaço.
- Finalmente, inchaço e flatulência são doenças comuns que atingem as mulheres durante a gravidez.
Diagnóstico da flatulência:
A para diagnosticar a flatulência, o médico realiza um exame físico geralmente precedido por um interrogatório. Os questionários são utilizados principalmente para obter o máximo de informações sobre seu histórico do paciente: se sofreu alguma intervenção, doenças ginecológicas (mulheres), etc. A verificação do estado do abdômen é feita por palpação, que pode ser seguida por exame de toque retal, se necessário.
Caso ainda haja dúvidas, o médico pode solicitar um exame de sangue e uma ultra-sonografia abdominal. Em casos complexos e raros, radiografias mais profundas do intestino ou uma tomografia computadorizada podem ser necessárias.
Como prevenir e amenizar:
Não é possível eliminar o odor das flatulências, pois como vimos, são meros sinais das reações internas de nosso organismo. No entanto, é possível fazer com que o cheiro seja muito mais ameno. Para tal, devemos dar a devida atenção à nossa alimentação e evitar a todo custo alimentos industrializados (enlatados, comida congelada, tempero pronto, refrigerantes e etc.) e optar pelo consumo de vegetais, frutas e outros alimentos naturais.