Fimose: o que é, sintomas e tratamentos
A fimose é uma condição médica que se caracteriza pela exposição limitada da glande clitoridis, a massa vermelha do tecido que fica na ponta do pênis. Isso acontece quando o prepúcio do pênis se encaixa firmemente sobre a abertura do pênis e não pode ser retraído.
Em bebês do sexo masculino incircuncisos, o prepúcio é normalmente apertado nos anos iniciais e torna-se retrátil quando o menino começa a crescer. Mas em caso de fimose em bebês, o prepúcio não é facilmente retrátil e tampouco afrouxa com o tempo. Isso causa problemas durante a micção e, se não for corrigido no tempo, pode dificultar a atividade sexual.
O que é fimose?
A fimose é uma condição em que o prepúcio não pode ser retraído (puxado para trás) em torno da ponta do pênis. Um prepúcio apertado é comum em bebês que não são circuncidados, mas geralmente deixa de ser um problema até a idade de 3 anos.
Além disso, ela pode ocorrer naturalmente ou ser o resultado de cicatrizes. Jovens jovens podem não precisar de tratamento, a menos que difícil seja urinando ou provoque outros sintomas. À medida que esses meninos crescem, a necessidade de tratamento pode aumentar.
Quais são as causas da fimose?
O motivo mais comum da fimose reside nas assaduras que podem causar cicatrizes e fibrose (formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo como parte do processo de cicatrização). Como as cicatrizes retraem a pele, o anel do prepúcio fica mais estreito.
Noutros casos, a retração forçada da pele do prepúcio dá origem a fissuras e pequenos traumatismos do prepúcio que, ao cicatrizarem, estreitam o canal dando origem secundária.
Além disso, a fimose pode ocorrer em crianças circuncidadas ou não circuncidadas e nos homens mais velhos quando a diabetes é um fator de risco para a infeção crônica e consequente.
Quais são os sintomas da fimose?
Um possível sintoma de fimose é uma incapacidade de urinar ou esvaziar a bexiga corretamente e nem sempre tem sintomas. Além disso, quando isso ocorre, pode incluir vermelhidão, dor ou inchaço.
Um prepúcio apertado pode interferir com a passagem normal da urina. Em casos graves, isso pode impedir a pessoa de esvaziar completamente a bexiga.
No entanto, ela pode levar à inflamação do pênis, chamado balanite, ou inflamação tanto da glande quanto do prepúcio, chamado balanopostite. Essas condições tendem a ser causadas por uma falta de higiene.
Os sintomas da balanite incluem:
- Dor, coceira e odor.
- Vermelhidão e inchaço.
- Um acúmulo de fluido espesso.
- Dor ao urinar.
Durante o sexo, a ela pode causar dor, separação da pele ou falta de sensação. Usar um preservativo e usar lubrificante pode tornar a relação sexual mais confortável.
Quais São os Graus de Gravidade da Fimose?
A gravidade da fimose tem 6 graus de acordo com Kikiros et al. Na Cirurgia Pediátrica Internacional. Eles são:
- Retratilidade total.
- Retração total, mas apertado atrás da glande.
- Exposição parcial da glande.
- Recuo parcial com meato apenas visível.
- Pouca retração, mas nem meato nem glande visíveis.
- Absolutamente sem retração.
Como diagnosticar a fimose?
O diagnóstico é realizado mediante exame médico. Na maioria dos casos, a fimose é diagnosticada no pós-parto.
Quando é diagnosticada, o médico define o melhor tratamento de acordo com o grau do estreitamento. Os cuidados de higiene devem ser redobrados para evitar o desenvolvimento de infeções que dificultam o tratamento da fimose.
Como tratar a fimose?
O tratamento da fimose é de dois tipos – conservador (com drogas) e cirurgia. Não operacionais podem ser oferecidos em fimose leve e relutância pela cirurgia. Uma variedade de cremes de corticosteroides são utilizados, no entanto seu efeito é incerto e mais perecível.
O método mais seguro para tratar a fimose é operacional. A cirurgia é chamada de circuncisão, o objetivo é “circular” para remover a seção estreitada do prepúcio. O defeito resultante é suturado com suturas resorvíveis finas que após cerca de 15 dias caem por si mesmas.
A cirurgia é mais frequentemente realizada sob anestesia local e é bem tolerada pelos pacientes, embora os homens geralmente tenham muito medo antes (o que é bastante normal). Existem várias técnicas e métodos de circuncisão (bisturi com laser atual com diferentes tipos de braçadeiras ou instrumentos cirúrgicos).
Em última análise, como esta é uma cirurgia estética do órgão mais importante de um homem, ela deve ser levada a sério e ser realizada de forma precisa e esteticamente agradável.
Após a cirurgia, a dor é completamente suportável e o retorno às atividades diárias é possível no dia seguinte. No entanto, os contatos sexuais podem ser renovados somente após a cura completa da pele que ocorre após 20-25 dias.
Como se prevenir da fimose?
A melhor prevenção é ensinar aos pais uma boa higiene das crianças, sem fazerem massagens ou exercícios, e reconhecendo e tratando adequadamente as dermatites, assaduras e infeções que possam ocorrer que podem dar origem a uma fimose.
A pele do prepúcio não deve ser forçada pelos pais na tentativa de expor a cabeça do pénis. Estas manobras têm exatamente o efeito contrário ao desejado.
A retração forçada não é um tratamento eficaz porque promove fissuras do prepúcio que formam cicatrizes que tornam o anel ainda mais estreito, levando à formação de fimose.