O fígado alargado pode passar despercebido por um longo período de tempo. Muitas vezes, o aumento do fígado não é descoberto até que você veja um médico para sinais e sintomas mais evidentes da condição responsável pelo seu fígado.
Um fígado alargado que o normal pode ser um sinal de uma ampla gama de doenças. Além disso, embora as doenças do próprio fígado muitas vezes causem um Fígado grande, existem muitas outras causas possíveis, incluindo:
- Bactérias, vírus e parasitas;
- Certas condições cardíacas;
- Várias doenças genéticas;
- Alguns tipos de leucemia e linfoma;
O fígado, um órgão em forma de cunha no lado direito da parte superior do abdômen, é o maior órgão interno. Além disso, um fígado adulto normalmente pesa entre 2,6 e 3,3 libras (1,2 a 1,5 kg) e mede uma largura média de 5,9 polegadas (15 cm). Além disso, é muito incomum ter um fígado alargado sem outros sinais e sintomas que apontem para uma doença subjacente.
Causas fígado alargado:
Entre as causas mais comuns de Fígado grande estão:
- Doença hepática alcoólica, que inclui doença hepática gordurosa alcoólica, hepatite alcoólica e cirrose;
- Doença hepática gordurosa não alcoólica, uma doença metabólica relacionada ao estilo de vida;
- Hepatite viral (hepatite A, B, C, D ou E);
- Câncer de fígado ou câncer que se espalhou para o fígado de um órgão diferente;
Muitas doenças hepáticas menos comuns também podem causar aumento do fígado, assim como algumas doenças que afetam principalmente outros órgãos. Além disso, envolvem indiretamente o fígado.
Sintomas do fígado alargado:
Em si, um Fígado grande geralmente não apresenta sintomas. Sinais e sintomas de condições que comumente causam incluem:
- Dor na barriga superior direita;
- Fadiga;
- Dores musculares (mialgia);
- Náusea;
- Pobre perda de apetite e peso;
- Amarelo da pele e dos brancos dos olhos (icterícia);
Tratamentos do fígado alargado:
O tratamento para um fígado alargado varia, dependendo da condição que o está causando. Algumas das causas mais comuns, incluindo hepatite alcoólica e doença hepática gordurosa não alcoólica, melhoram dramaticamente com a abstinência do álcool, uma dieta saudável, exercícios regulares e perda de peso.
Testes Clínicos: Explore os estudos da Clínica Mayo testando novos tratamentos, intervenções e testes como meio para prevenir, detectar, tratar ou gerenciar essa doença.
Preparando-se Para sua Consulta: Se você tem quaisquer sinais ou sintomas que o preocupam, visite o seu médico de cuidados primários.
Se o seu médico suspeitar que você tem uma condição envolvendo seu fígado, você pode precisar de testes adicionais e encaminhamento para um especialista em fígado (hepatologista). Além disso, porque as consultas podem ser breves, e há muito espaço para cobrir, é uma boa ideia estar preparado.