Doenças e Tratamentos

Fibroma: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
fibroma

O fibroma são tumores benignos que surgem no tecido conjuntivo. Esses tumores são tão pequenos que variam de 1 milímetro a 1 centímetro. Quanto à cor deles, geralmente é a mesma da pele, podendo ser, algumas vezes, um pouco mais clara.

fibroma o que é, causas, sintomas e tratamentos

Não se preocupe porque não são perigosos, mas como esses tumores podem se espalhar, tornam-se um problema estético. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, mas são mais frequentemente vistas em adultos.

Os tipos mais comuns incluem angiofibromas (pequenas pápulas do nariz e bochechas que contêm tecido fibroso), (crescimento cutâneo benigno), o oral e plantar (no arco do pé, especialmente em crianças).

O que é fibroma?

É uma lesão proliferativa benigna que ocorre na boca em forma de nódulos em qualquer região mucosa. Além disso, há dois tipos de tecidos moles: o irritativo e o neoplásico.

Causa da fibroma:

causas do fibroma

O fibroma irritativo em realidade trata-se de simples aumento no número de células, devido a traumas de mastigação ou devido a próteses mal ajustadas na boca. Além disso, o do tipo neoplásico é menos freqüente e em geral não está associado a esses elementos traumáticos.

Sintomas da fibroma:

Os sintomas uterino (mioma uterino) nem sempre se fazem presentes, mas quando estes surgem, manifestam-se através de:

  • Sangramento menstrual intenso ou prolongado;
  • Sangramento vaginal entre as menstruações
  • Dor, pressão ou peso na área pélvica durante a menstruação;
  • Necessidade de urinar mais frequentemente;
  • Distensão abdominal.

Diagnosticos:

É feito de duas maneiras: clínica e laboratorial. Além disso, o diagnóstico clínico consiste na observação de características próprias, como presença de aumento nodular, coloração rosa ou discretamente avermelhada, mucosa superficial lisa e homogênea e consistência fibrosa à palpação.

O laboratorial é obtido após remoção cirúrgica e análise microscópica, onde são identificadas numerosas células produtoras de fibras (colágeno).

Sair da versão mobile