O fibroadenoma é um tumor da mama benigno formado seja do tecido glandular mamário seja do tecido estromal (tecido conjuntivo). Este tumor é benigno, portanto não é vascularizado e proliferativo, não existem células cancerosas nos linfonodos sentinela axilares.
É mais frequente em mulheres entre 20 e 30 anos de idade, mas pode se desenvolver em mulheres de qualquer idade. O fibroadenoma que ocorre durante a adolescência é chamado de fibroadenoma juvenil.
Tomar a pílula anticoncepcional antes da idade de 20 anos aumenta o risco. O tecido mamário normal está presente seja nos homens que nas mulheres de todas as idades. Esse tecido responde a alterações hormonais e como resultado, alguns nódulos podem ir e vir durante as fases do ciclo menstrual.
Entre os cânceres femininos, o mioma e o leiomioma do útero são as doenças ginecológicas benignas mais frequente, é mais raro. É uma doença juvenil de facto é observada especialmente nos adolescentes, geralmente nos 20 anos após a puberdade.
Causas da fibroadenoma:
A causa dos fibroadenomaé desconhecida, mas eles podem estar relacionados a hormônios reprodutivos. Ocorrem mais frequentemente durante seus anos reprodutivos, podem se tornar maiores durante a gravidez ou com o uso de terapia hormonal e podem diminuir após a menopausa, quando os níveis hormonais diminuem.
Tipos de fibroadenoma:
Fibroadenomas complexos – Estes podem conter alterações, como um crescimento excessivo de células (hiperplasia) que podem crescer rapidamente. Um patologista faz o diagnóstico de um complexo depois de analisar o tecido de uma biópsia.
Fibroadenoma juvenis – Este é o tipo mais comum de nódulos de mama encontrados em meninas e adolescentes entre 10 e 18 anos. Esses podem crescer, mas a maioria diminui ao longo do tempo, e alguns desaparecem.
Fibroadenomas gigantes – Estes podem crescer para mais de 2 polegadas (5 centímetros). Eles podem precisar ser removidos porque podem pressionar ou substituir outros tecidos mamários.
Tumor de Phyllodes. Embora geralmente benignos, alguns tumores de phyllodes podem se tornar cancerosos (malignos). Os médicos geralmente recomendam que estes sejam removidos.
Sintomas do fibroadenoma:
O principal sintoma do fibroadenoma da mama é o surgimento de um nódulo que:
- Tem forma redonda;
- É duro ou com consistência de borracha;
- Não provoca dor ou incômodo.
Quando a mulher sente um nódulo durante o autoexame da mama deve consultar um mastologista para fazer uma avaliação e descartar o câncer de mama.
Tratamento para fibroadenoma da mama:
O tratamento para fibroadenoma da mama deve ser orientado por um mastologista, mas normalmente é feito apenas com mamografias e ultrassonografias anuais para vigiar o desenvolvimento do nódulo.
Porém, caso o médico suspeite que o nódulo seja câncer, pode recomendar cirurgia para retirar o fibroadenoma e fazer uma biópsia que confirme o diagnóstico.
Após a cirurgia da mama, o nódulo pode voltar a surgir e, por isso, a cirurgia só deve ser utilizada em casos de suspeita de câncer da mama, uma vez que não é uma cura para mama.
Método não cirúrgico:
A cirurgia normalmente não é recomendada quando o médico não acredita que o fibroadenoma possa representar qualquer risco ou incômodo para o paciente – até porque, em muitos casos, ele tende a desaparecer sem a necessidade de tratamento.
Neste caso, o ideal é que a pessoa faça um monitoramento constante do tamanho e formato do fibroadenoma através de consulta de rotina e realização de exames periódicos. No caso de alterações, pode ser necessário realizar a cirurgia.