O fel da terra é propriedade pertencente à família das Gencianáceas. Ele pode ser chamado também, variando de região à região, de erva da febre, centáurea menor, planta de febre, erva do centauro, erva febrífuga, quebra febre e erva de quiron.
De pequeno porte, planta é anual e contém um caule duro e quadrangular que pode ter entre 6 e 28 centímetros de altura. Sua raiz é fibrosa, suas folhas opostas, sesseis, ovais, acuminadas, inteiras e de coloração verde clara.
Além disso, enquanto as flores da planta são de coloração rosa claro variando em tons até o avermelhado. O fruto da fel da terra é uma capsula alongada.
Nativa da Europa, ela cresce, geralmente, em regiões pantanosas e abertas, mas também em áreas secas. Existem aproximadamente 40 espécies da planta fel da terra, que podem variar de acordo com a área e região onde cresce.
Benefícios:
Quando utilizada para fins medicinais, contém benefícios derivados de suas propriedades, tais como:
- tônico estomacais;
- colerético;
- hipoglicemiante;
- laxante;
- febrífuga;
- cicatrizante;
- sedativo.
A fel é eficaz no combate às úlceras, no tratamento de feridas, chagas e eczemas, além de ser útil na redução do nível de glicose no sangue.
A planta também pode ser utilizada para combater problemas digestivos, inflamações, falta de apetite, anorexia, diabetes e dispepsia crônica. Pode auxiliar no combate da anorexia, falta de apetite, febre, diabetes e dispepsia crônica.
Se você deseja fazer o chá do fel da terra, confira os ingredientes e modo de preparo à baixo:
INGREDIENTES:
- 2 colheres de sopa de fel da terra;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Em um bacia, coloque a água e leve ao fogo para ferver.
- Depois, adicione a erva e aguarde alcançar fervura.
- Quando isso acontecer, desligue o fogo e feche, deixando a mistura abafada por um período de aproximadamente 8 a 10 minutos.
Passado este período, coe e beba. A indicação é de que o paciente consuma uma dose entre duas e três xícaras espaçadas ao decorrer do dia.
Malefícios do fel da terra:
Não foram encontradas efeitos colaterais, mas recomenda-se que, pela falta de relatos sobre o uso durante a gestação e amamentação, não seja consumida por gestantes e lactantes.
Pacientes que possuem distúrbios de coagulação sanguínea, portadores de doenças no fígado, hipotensos e úlceras pépticas não devem consumir o fel da terra.