Estragão Fruta: O que e, benefícios, receita e como plantar
O estragão é uma planta muito benéfica para o corpo, pois ele é rico em inúmeros benefícios. Além disso, o estragão é muito popular na Europa e é um ingrediente típico da cozinha francesa, utilizado para realçar o sabor de alguns alimentos, desde saladas até carnes peixes. Suas folhas pequenas e estreitas têm sabor adocicado, com leves notas picantes.
O aroma é bastante parecido com o da erva doce. Como tempero, pode ser usado na preparação de manteigas aromáticas e azeite, assim como o manjericão.
O que é o estragão?
O estragão é uma planta medicinal, também conhecida como estragão-francês ou Erva-dragão, que pode ser usada como erva aromática por ter um sabor delicado como o do anis, e útil para fazer remédios caseiros para tratar as cólicas menstruais.
Esta planta pode chegar a 1 metro de altura e tem folhas lanceoladas, apresentando minúsculas flores e seu nome científico é Artemisia dracunculus e pode ser encontra nos supermercados, em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
Benefícios do estragão para saúde:
1. Fortalecer os dentes:
O cálcio e o fósforo contidos no estragão também podem ajudar a fortalecer os dentes através de seu mecanismo específico.
2. Ajuda a regular o ciclo menstrual:
Além disso, o estragão pode ter a capacidade de regular o ciclo menstrual, e aliviar os sintomas pré-menstruais (PMS), servindo como um poderoso emenagogue (ou erva que estimula o fluxo sanguíneo na área pélvica e útero).
3. Prevenir de anemia:
O estragão contêm mineral de ferro que é importante para formar glóbulos vermelhos que contêm hemoglobina. Também é apoiado pela vitamina C que ajuda a absorção de ferro. E as suas folhas pode prevenir a anemia.
4. Para o coração:
O Estragão podem proteger seu coração das doenças cardíacas. O efeito anti-inflamatório do antioxidante mantém seus vasos de quaisquer danos. Portanto, ele contêm também mineral de potássio que desempenha o papel importante para regular a contração cardíaca.
5. Combater Câncer:
Além disso, um estudo de 2005 descobriu que o óleo de estragão luta contra o dano dos radicais livres às células, se o corpo não for capaz de expô-las eficientemente como um desperdício. Evitando assim o surgimento de vários tipos de câncer.
6. Combate vermes intestinais:
As crianças pequenas são sempre vulneráveis a lombras intestinais e tênias. O estragão é útil para destruir esses parasitas.
7. Ajuda a combater a demência:
Pesquisas indicaram que o estragão poderia prevenir a desvanecimento da condução nervosa aliviada e neuropatia sensorial em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura que causa obesidade, hiperglicemia e problemas de condução nervosa.
8. Combater diabetes:
Estudos indicaram que o estragão possui atividade anti-hiperglicêmica (ou atividade anti-alta de açúcar no sangue). Além disso, esta erva tem o potencial de aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a sinalização dos receptores de insulina.
9. Proteger a mucosa intestinal:
O zinco contido nas folhas de estragão tem a função de proteger a mucosa intestinal. Isso ajuda a reparar a mucosa intestinal se houver algum dano, como no caso da diarreia.
10. Baixa os níveis de açúcar no sangue:
Além disso, esta erva é ricas em fibras dietéticas que podem distribuir a caloria em todos os órgãos do corpo. Este mecanismo pode diminuir o nível de açúcar no sangue nos pacientes diabéticos.
Como fazer o chá de estragão?
Etapas:
- Em primeiro lugar Ferva uma xícara de água filtrada e depois adicione uma colher (de sobremesa) das folhas de estragão.
- Em seguida tampe o recipiente e deixe por infusão por aproximadamente 10 minutos.
- Após o tempo determinado, coe o líquido e tome sem adicionar açúcar, adoçante ou mel.
Dicas:
- A dica é tomar uma xícara da bebida após as principais refeições, portanto uma no café-da-manhã, outra no almoço e por fim uma na janta.
- Outra questão importante diz repeito ao armazenamento do chá, caso o paciente precise prepará-lo de uma vez só, mas para consumir durante o dia.
Desta forma, é preferível colocá-lo em uma garrafa térmica e tomar a substância no mesmo dia em que foi preparada. O chá de estragão após um dia já não possui as propriedades medicinais.
Uso terapêutico do estragão:
Além do uso culinário abrangente, o estrago também possui propriedades que trazem benefícios à nossa saúde. As folhas desta planta possuem elevado teor de iodo, sais minerais e vitamina A e vitamina C.
Tem efeito diurético e anti-aterosclerótica, estimula o apetite, acelera a digestão, alivia a cólica menstrual e tem efeito tônico de uso geral. Lembre-se sempre que qualquer uso terapêutico deve ser acompanhado por um especialista.
Contraindicações do estragão:
Além disso, o estragão não deve ser usado durante a gravidez ou em caso de suspeita de gravidez porque pode levar ao aborto, já que promove a contração uterina.
Como plantar?
A planta se desenvolve bem em vasos ou jardineiras, preenchidas com terra adubada e drenada. Mantenha-a em local iluminado, mas sem excesso de calor, e regue constantemente. Só não vá encharcá-la!