Espinheira santa combate má digestão: veja 12 benefícios da planta
Os benefícios da espinheira santa são incríveis pois traz grandes benefícios para saúde, é uma planta que nasce geralmente em países e regiões de clima ameno, como o sul do Brasil.
A parte da planta utilizada são as folhas, que são ricas em taninos, polifenóis e triterpenos, com várias propriedades terapêuticas.
Benefícios da espinheira santa:
1. Problemas gastrointestinais:
As pesquisas clínicas começaram há muitas décadas, desde 1960, e conseguiram evidências científicas da sua ação no combate a problemas estomacais.
2. Ação anticancerígena:
Estudos in vitro demonstraram a atividade de substâncias presentes na espinheira santa contra células cancerosas e tumores em concentração bastante baixas. Além disso, muitos deles tendo sido realizados aqui no Brasil. O potencial da planta foi tal, que chamou a atenção de pesquisadores americanos e Europeus, e mais pesquisas foram realizadas.
A substância maitansina, um alcaloide, levou a expressivas regressões de carcinoma de ovário e linfomas. Além disso, mais pesquisas não foram conduzidas pois observou-se alta toxicidade nas doses usadas.
3. Ação contraceptiva:
Outro uso tradicional da espinheira santa ocorre por mulheres com a finalidade de ajudar induzir aborto ou evitar a gravidez. Além disso, para investigar o assunto, pesquisadores alimentaram camundongos fêmeas grávidas diariamente com um extrato aquoso da planta, porém, não houve indução de aborto nem qualquer ação sobre o feto.
Outros benefícios:
- Má digestão;
- Azia e acidez estomacais;
- Refluxo;
- Gastrites, inclusive as causadas por Helicobacter pylori;
- Úlceras gástricas e duodenais;
- Perturbações do trato gastrointestinal;
- Além disso, enterites (inflamações do intestino);
- Flatulência;
- Mau hálito causado por distúrbios estomacais;
Malefícios:
Em um estudo envolvendo 43 pacientes ingerindo o dobro da quantidade recomendada do chá por 14 dias não foram relatados ocorrência de nenhum efeito colateral grave, apenas sensação de boca seca, náuseas, e dores no estômago, que desaparecem com o tempo. Além disso, a incidência desses efeitos foi igual entre os grupos teste e placebo.