Dicas de Saúde

Escitalopram: para que serve, como usar e malefícios

Por Alan Costa, em 10/03/2019 (atualizado em 06/09/2023)
Escitoplan

O escitalopram é utilizado para tratar a depressão e a ansiedade. Funciona ajudando na restauração do equilíbrio de uma determinada substância natural (serotonina) no cérebro.

O escitalopram pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Ele pode melhorar o seu nível de energia e sensações de bem-estar e diminuir o nervosismo.

Escitalopram para que serve, como usar e efeitos colaterais

Como usar o escitalopram:

Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia, de manhã ou à noite. A dosagem é baseada em seu problema médico, resposta ao tratamento, idade e outros medicamentos que você pode tomar.

Não se esqueça de informar o seu médico e farmacêutico sobre todos os produtos farmacêuticos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Caso esteja usando esse medicamento na forma líquida, meça cuidadosamente a dose usando um dispositivo de medição especial. Não use uma colher doméstica porque você pode não conseguir a dose correta.

Para reduzir o risco de efeitos colaterais, seu médico pode orientá-lo a começar tomando uma dose baixa deste medicamento e aumentar gradualmente. Siga as instruções do seu médico cuidadosamente. Não aumente a dose ou use este medicamento com mais frequência ou por mais tempo do que o prescrito.

Seu problema não melhorará mais rapidamente e o risco de efeitos colaterais aumentará. Tome este medicamento regularmente para conseguir um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias.

É importante continuar tomando este medicamento mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Alguns problemas podem piorar quando este remédio é subitamente interrompido.

Além disso, você pode experimentar sintomas como alterações de humor, dor de cabeça, cansaço, alterações do sono e sentimentos semelhantes ao choque elétrico. Para evitar esses sintomas enquanto interrompe o tratamento com este medicamento, seu médico pode reduzir sua dose gradualmente.

Consulte seu médico ou farmacêutico para mais detalhes. Relate qualquer sintoma novo ou agravante imediatamente. Pode levar de 1 a 2 semanas para sentir alguma eficácia deste medicamento e 4 semanas para sentir o benefício total. Informe à seu médico caso o problema não melhore ou se piorar.

Precauções:

escitalopram para que serve

Antes de tomar escitalopram, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a ela; ou ao citalopram; ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: histórico pessoal ou familiar de transtorno bipolar/maníaco-depressivo, história de tentativas de suicídio, doença hepática, convulsões, úlceras intestinais/sangramento (úlcera péptica) ou problemas de sangramento, baixo teor de sódio no sangue (hiponatremia), histórico pessoal ou familiar de glaucoma (tipo de fechamento de ângulo).

O escitalopram pode causar um problema que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos ou irregulares sérios (raramente fatais) e outros sintomas (como tonturas graves, desmaios) que necessitam de atenção médica imediatamente.

O risco de prolongamento do intervalo QT pode aumentar caso tenha certos problemas médicos ou estiver tomando outros medicamentos que possam causar prolongamento do intervalo QT. Antes de usar escitalopram, informe à seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que você está tomando e se você tiver qualquer uma das seguintes condições: problemas cardíacos (insuficiência cardíaca, batimento cardíaco lento, ataque cardíaco recente) e histórico familiar de certos problemas cardíacos.

Os baixos níveis de potássio ou magnésio no sangue também podem aumentar o risco de prolongamento do intervalo QT. Este risco pode aumentar caso use certos medicamentos (como diuréticos) ou se tiver problemas como sudorese grave, diarreia ou vômitos. Converse com seu médico sobre o uso seguro de escitalopram.

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. O álcool também pode deixá-lo mais tonto ou sonolento. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança. Evite o consumo bebidas alcoólicas.

A forma líquida deste medicamento pode conter açúcar e/ou aspartame. Caso tenha diabetes, fenilcetonúria (PKU) ou quaisquer outros problemas que exija que limite/evite essas substâncias em sua dieta é recomendável precaução. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso desta medicação com segurança.

Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desse remédio, como prolongamento do QT (ver acima), perda de coordenação ou sangramento. Eles também podem ser mais propensos a perder muito sal (hiponatremia), especialmente se estiverem tomando “pílulas de água” (diuréticos) com este medicamento. A perda de coordenação pode aumentar o risco de queda.

As crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais deste remédio, especialmente perda de apetite e perda de peso. Monitore o peso e a altura em crianças que estão tomando este medicamento. Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário, pois pode prejudicar o feto.

Além disso, bebês nascidos de mães que usaram esse remédio durante os últimos 3 meses de gestação raramente desenvolvem sintomas de abstinência, como dificuldades de alimentação e respiração, convulsões, rigidez muscular ou choro constante. Caso note algum destes sintomas em seu recém-nascido, informe ao seu médico imediatamente.

Como problemas mentais e humor não tratados (como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico) pode ser um problema sério, não pare de usar este medicamento, a menos que indicado pelo seu médico.

Caso esteja planejando engravidar ou acha que está grávida, fale imediatamente com seu médico sobre os benefícios e riscos do uso deste medicamento durante a gravidez. Este medicamento passa para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis em um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.

como usar escitalopram

Dose perdida:

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento do escitalopram:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não armazene no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja instruído a fazê-lo. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Precauções:

Antes de tomar escitalopram, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a ela; ou ao citalopram; ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: histórico de transtorno bipolar/maníaco-depressivo, histórico de tentativas de suicídio, doença hepática, convulsões, úlceras intestinais ou problemas de sangramento, baixo teor de sódio no sangue (hiponatremia), histórico pessoal ou familiar de glaucoma (tipo de fechamento de ângulo).

O escitalopram pode causar um problema que afeta o ritmo cardíaco (prolongamento do intervalo QT). O prolongamento do intervalo QT raramente pode causar batimentos cardíacos rápidos e irregulares (raramente fatais) e outros sintomas (como tonturas graves, desmaios) que necessitam de atenção médica imediatamente.

O risco de prolongamento do intervalo QT pode aumentar se tiver certas condições médicas ou estiver a tomar outros medicamentos que possam causar prolongamento do intervalo QT. Antes de usar escitalopram, informe o seu médico ou farmacêutico de todos os medicamentos que você toma e se você tiver qualquer uma das seguintes condições: certos problemas cardíacos (insuficiência cardíaca, batimento cardíaco lento, ataque cardíaco recente, prolongamento QT no ECG), história familiar de certos problemas cardíacos (prolongamento QT no ECG, morte súbita cardíaca).

Os baixos níveis de potássio ou magnésio no sangue também podem aumentar o risco de prolongamento do intervalo QT. Este risco pode aumentar caso use certos medicamentos (como diuréticos) ou se você tiver problemas como sudorese grave, diarreia ou vômitos. Converse com seu médico sobre o uso seguro de escitalopram.

Malefícios da escitalopram:

Náuseas, boca seca, problemas para dormir, constipação, cansaço, sonolência, tontura e aumento da sudorese podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe ao seu médico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe imediatamente à seu médico caso tenha quaisquer efeitos secundários graves, incluindo: diminuição do interesse sexual, alterações na capacidade sexual e facilidade em hematomas ou hemorragias.

Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários muito graves, incluindo: fezes sanguinolentas, desmaios, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, vômitos que parecem pó de café, convulsões, dor, inchaço, vermelhidão nos olhos e pupilas alargadas.

Este medicamento pode aumentar a serotonina e raramente causa um problema muito sério chamado síndrome de serotonina e toxicidade. O risco aumenta caso também esteja tomando outros medicamentos que aumentam a serotonina, então informe à seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que esteja tomando.

Procure ajuda médica imediatamente caso desenvolva alguns dos seguintes sintomas: batimento cardíaco acelerado, alucinações, perda de coordenação, tontura grave, náusea, vômito, diarreia intensas, contração dos músculos, febre inexplicável e agitação.

Raramente, os homens podem ter uma ereção dolorosa ou prolongada com duração de 4 ou mais horas. Se isso ocorrer, pare de usar esse medicamento e procure ajuda médica imediatamente ou problemas permanentes podem ocorrer.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Overdose:

Caso alguém tenha uma overdose e apresente sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência.

Notas:

Não compartilhe este medicamento com os outros. Mantenha todas as consultas médicas e psiquiátricas regulares.

Sair da versão mobile