Escarlatina é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes (também conhecida como Estreptococo beta hemolítico do grupo A), a qual atinge principalmente as crianças. A escarlatina tem origem como reação às toxinas produzidas pela bactéria, desencadeando uma inflamação na pele.
Essa bactéria é a mesma responsável por doenças como: faringite, amigdalite bacteriana, erisipela, impetigo, glomerulonefrite pós-infecciosa aguda e febre reumática. Os casos são mais raros quando a escarlatina se desenvolve para um quadro de impetigo ou erisipela.
Sintomas:
O início é uma febre e inflamação da garganta. As erupções cutâneas aparecem primeiramente no pescoço e no peito. Essas manchas dão à pele uma textura áspera. Alguns pacientes relatam coceira. Essas lesões se concentram nas axilas, virilhas, cotovelo, formando uma linha vermelha nessas regiões (chamada de Linhas de Pastia). Com a progressão da doença, as manchas se espalham por todo o corpo. Outros sintomas podem se manifestar, como dor abdominal, calafrios, febre, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, língua vermelha e inchada, náuseas, vômitos e palidez dos lábios.
Causas da escarlatina:
A escarlatina é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que é um estreptococo beta hemolítico do grupo A. Esta bactéria produz uma toxina eritrogênica, a qual provoca os eritemas na pele.
Estreptococos são grupos de bactérias esféricas comuns em todo o mundo; podem causar infecções de garganta (amigdalites e faringites) e de pele (como impetigo e erisipela). Escarlatina é muito comum, mas raramento ocorre em adultos. Estima-se que 10% das dores de garganta são escarlatina.
Como é a transmissão da escarlatina:
A transmissão da Escarlatina ocorre pelo contato com secreções de pessoas contaminadas (tosse, espirro e saliva) ou objetos contaminados (copos e talheres). Pode ocorrer também a transmissão através de objetos pessoais (roupa de cama, toalhas) e pelo contato das mãos contaminadas com secreções respiratórias. O período de incubação é de dois a quatro dias.
Tratamento para escarlatina:
O tratamento é feito com antibióticos como a Penicilina, Azitromicina ou Amoxicilina, que eliminam a bactéria que causa a doença do corpo. Porém, se for alérgico à Penicilina, o tratamento geralmente é feito usando o antibiótico Eritromicina para garantir que não surgem reações de alergia.
Geralmente, o tratamento para Escarlatina durante entre 7 a 10 dias, porém após a 2ª dose do remédio é esperado que os sintomas aliviem ou desapareçam. Saiba mais detalhes do tratamento, com opções caseiras, sinais de melhora, piora e possíveis complicações.