A erva de bicho possui ricas propriedades que colaboram com o combate de diversas doenças. Originada no continente americano, a erva de bicho é uma planta que pertence à família Polygonaceae e tem como nome científico Polygonum acre. Ela pode crescer em várzeas, em pântanos e em locais que existam percursos de água.
Também conhecida por pimenta d’água, pimenta do brejo, persicária, capiçoba, cataia ou curage é uma planta medicinal muito utilizada para tratar as hemorroidas devido às suas propriedades hemostáticas, vasoconstritoras, cicatrizantes e anti-inflamatórias.
É indicada no tratamento de varizes, diarreias, úlceras e hemorroidas externas e internas. Tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, analgésicas, vermicidas e estimulantes, cicatrizante e diurético.
Propriedades da erva de bicho:
As partes medicinais utilizadas da planta são o caule e as folhas. A erva possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, estimulantes e vermicidas, além de ser adstringente, vasoconstritora, hemostática, cicatrizante e diurética.
Possui gosto apimentado. Quando ingerida, produz uma sensação de calor no estômago e uma peculiar sensação de formigamento ao longo de todo o sistema digestivo.
Benefícios da erva de bicho para saúde:
- Um dos tratamentos em que a Erva é mais usada é para hemorroidas. Suas propriedades conseguem ajudar na cicatrização e estancar qualquer sangramento.
- Ela é uma planta que serve como um estimulante, fazendo muito bem para problemas de circulação sanguínea.
- A erva ajuda a combater diversos tipos de inflamações.
- É capaz de estancar hemorragias.
- Ajuda a combater vermes intestinais.
- Ajuda na cicatrização de feridas.
- Alivia sintomas de reumatismo, artrite e dores musculares.
- Trata nos problemas de pele, feridas, coceiras e furúnculos.
Como fazer o chá da erva de bicho:
O chá deve ser feito com a folha seca, por meio de infusão. Em um litro de água, coloque duas colheres de sopa de erva do bicho e leve ao fogo para ferver. Desligue assim que alcançar a fervura e em seguida, deixe abafado por dez minutos. Passado este tempo, coe e tome e de duas a três xícaras por dia.
Contraindicações:
A erva não deve ser consumida por gestantes, pois possui propriedades que podem levar ao aborto. A erva também deve ser evitada por quem precisa fazer exames toxicológicos, uma vez que pode mascarar o resultado, podendo tornar errôneas as conclusões do exame.