Erva Baleeira alivia dores nos dentes: veja os benefícios da planta
A erva baleeira possui ricas propriedades medicinais, que previnem e combatem diversas complicações de saúde. Com o nome científico de Cordia verbenácea, é uma planta de origem brasileira, tendo seus primeiros exemplares sido encontrados primeiramente na Mata Atlântica, e posteriormente espalhou-se por todo o litoral.
É um arbusto perene que pode atingir entre 2 e 4 metrôs de altura. Suas folhas são elípticas, com textura extremamente áspera, podendo medir até 20 cm de comprimento, e cujo aroma lembra tabletes de tempero de carne e galinha, totalmente diferenciado de outras plantas.
Sua flor é branca e a torna ainda mais bonita e especial. Não é apenas bela, mas possui muitas propriedades medicinais, e se tornou popular de uma forma curiosa.
Propriedades da erva baleeira:
As principais propriedades da planta são:
- Anti-inflamatório;
- Antisséptico;
- Analgésico;
- Cicatrizante;
- Diurético;
- Laxativo.
Benefícios da erva baleeira:
- E utilizada em forma de bochechos para aliviar dores de dentes e tratar inflamações bucais.
- Aumenta a sensação de saciedade. Atua como inibidor de apetite pela redução do hormônio orexina.
- As propriedades do óleo essencial de erva-baleeira atua no centro da fome, diminuindo o apetite, sem agir no sistema nervoso central.
- Possui propriedades antisséptico, analgésico e cicatrizante, por isso, é indicada para feridas e machucados em geral, já que aliviará a dor, limpará o local e promoverá sua cicatrização de forma mais rápida.
Devido às suas propriedades, é indicada no tratamento de casos de:
- Dores musculares,
- Dores na coluna,
- Reumatismo,
- Nevralgias,
- Reumatoide,
- Artrite,
- Contusões,
- Tendinites,
- Hérnia de disco,
- e todo tipo de inflamação.
Como Usar:
Uma forma fácil de se usar a erva-baleeira é fazer um chá. Use uma colher de sopa cheia de folhas picadas para 1 litro de água fervente ou, caso tenha a erva seca (comprada em ervanário), use somente uma colher de sobremesa.
O chá de erva-baleeira não deve ser fervido – é uma infusão. Você deve colocar as ervas na água fervente e abafar por 10 minutos. Tomar em seguida. Pode-se tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Da mesma forma, você pode fazer banho de imersão com o chá de erva-baleeira. Nas farmácias naturais você encontrará, com certeza, erva-baleeira em cápsulas e em tintura.
Seu uso e forma de consumo deverá ser orientado por um terapeuta fitoterápico pois, para algumas pessoas, o consumo de cápsulas ou tintura poderá causar irritação gástrica.
Não se conhecem restrições sérias ao uso da erva-baleeira, exceto aquelas oriundas de algumas sensibilidade particular ou excesso no consumo.
Contraindicações:
Lembre-se sempre de procurar um médico de sua confiança para o diagnóstico correto de sua doença e para o posterior tratamento adequado. Qualquer remédio natural, se utilizado de modo incorreto, também pode causar efeitos adversos.