A erva andorinha tem origem na Europa e oeste da Ásia, depois, colonizadores trouxeram a planta benéfica também para as América do Sul e Norte. Além disso, a erva andorinha é chamada também de diferentes nomes a depender da localização.
Alguns a chamam de erva-do-mercúrio, celidônia, planta-betadine, chelidonio, erva-dos-calo, erva-das-verrugas, quelidônia maior ou quelidônia. Além disso, ela é muito utilizada para ornamentação, pois suas flores e folhas são bonitas. Ela pode atingir até 1 metros e 20 centímetros de altura. Suas flores têm quatro pétalas amarelas. Além disso, elas nascem na primavera até o verão.
Propriedades da erva andorinha:
Celandônia contêm alcalóides e pequenas quantidades de baberine e esparteína. Além disso, vitamina C (especialmente as folhas), resinas, óleos essenciais e sais minerais.
Quelidonina e homo-quelidonina agem de uma maneira semelhante, a morfina, sedativos e narcóticos sobre os centros nervosos superiores. Além disso, ao mesmo tempo, eles também têm uma ação estimulante sobre a respiração leve.
Benefícios da erva andorinha:
A erva andorinha serve para ajudar no tratamento de verrugas, inflamações na garganta e problemas gastrointestinais como dor de estomago, disfunções intestinais e da vesícula biliar. Além disso, outros como:
- Acne,
- Ansiedade,
- Artrite,
- Asma brônquica,
- Aumentar produção de urina,
- Bronquite,
- Cãibras no estômago,
- Cálculos biliares,
- Calos,
- Calosidades.
Como usar erva andorinha:
A partes usadas são a raiz, talos, folhas e flores na floração.
Chá de erva andorinha:
Juntar 1 colher (de chá) de celidônia seca a uma xícara de água fervente, em seguida deixar repousar durante 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia, durante 3 ou 4 semanas para tratamento gastrointestinais.
Compressa para verrugas:
Cozinhar 2 colheres (de chá) de celidônia em 250 ml de água por 5 minutos coar e aplicar ainda morno sobre as verrugas com auxilio de uma gaze 2 a 3 vezes ao dia. Além disso, após a aplicação lavar o local com água morna.
Contraindicações:
Esta planta deve ser usada internamente apenas em caso de orientação médica. Além disso, por ser tóxica, seu uso desta forma é desaconselhado, uma vez que pode provocar estomatite e gastroenterite. O uso excessivo ou além das recomendações pode levar a náuseas, vômitos, coma e até mesmo a morte.
Em caso de ingestão acidental, será necessário realizar uma lavagem estomacal. Além disso, pode causar ainda obscuridade visual, cefalalgia, ardor nos olhos, dor no peito, aflição, dificuldade para respirar, depressão, diarreia e formigamentos no corpo. Não deve ser usada sem orientação médica.